> >
Com atletas de 25 países, competição de voo livre movimenta a cidade de Castelo

Com atletas de 25 países, competição de voo livre movimenta a cidade de Castelo

Cerca de 350 competidores devem participar das três competições que acontecem até o dia 25 de março no município; hotéis, pousadas e restaurantes faturam alto no período

Publicado em 6 de março de 2023 às 18:11

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Neste mês de março, o céu do município de Castelo, no Sul do Espírito Santo, vai ficar bem colorido e repleto de parapentes devido aos campeonatos de voo livre que vão ocorrer na cidade. E cerca de 350 competidores de 25 países diferentes vão participar do evento que, além de atrair atletas e turistas, vai movimentar a economia local.

Campeonato de voo livre atrai atletas e movimenta a economia de Castelo
O campeonato de voo livre acontece no mês de março, em Castelo, no Sul do Estado. (Luiz Gonçalves)

No total, são três campeonatos. No último fim de semana, aconteceu o campeonato estadual que reuniu 65 competidores. Já na quarta-feira (8) ocorre o campeonato britânico, que dura até o dia 15 e contará com a presença de 130 pilotos. Por fim, o campeonato mundial acontece entre os dias 18 e 25 de março.

De acordo com a apuração da repórter Alice Sousa, da TV Gazeta Sul, somente no fim de semana, o movimento nos bares e restaurantes do município já aumentou 40%.

O restaurante Bumblebee do proprietário Fabiano Pires Martins abre justamente no horário em que os pilotos estão descendo da rampa de ubá, às 16h. “O movimento começou a aumentar no fim de semana e a tendência agora é ir aumentando cada vez mais”, disse.

Campeonato de voo livre atrai atletas e movimenta a economia de Castelo
O evento deixa a cidade movimentada e trás benefícios para a economia local. (Luiz Gonçalves)

Hospedagens

Outros lugares que estão sendo requisitados na região são as hospedagens, como em hotéis e casas para serem alugadas. E, diante da grande procura por quartos, os competidores estão alugando casas até em cidades vizinhas.

O apurador dos resultados da competição estadual, Zenilson Rocha, disse que percebe a cidade de Castelo mais cheia devido aos eventos que vão acontecer neste mês de março. “Não é só olhar o número de atletas, porque existe todo um grupo que vai junto, como resgate, família, então os hotéis estão todos lotados”, comentou.

Campeonato de voo livre atrai atletas e movimenta a economia de Castelo
Muitos hotéis e pousadas estão com as vagas esgotadas devido à procura acelerada por hospedagem. (Luiz Gonçalves)

Rocha também falou que, em razão disso, começaram a surgir hospedagens alternativas para atender o número de pessoas. “O pessoal começou a ceder o quarto, casa, então movimenta bastante a economia, restaurante, veículo, acaba tudo sendo cíclico, todo mundo junto”, pronunciou.

E tanto em hotéis quanto em pousadas as vagas estão disputadas. A proprietária do Hotel Estrela do Sul, Marilac Fazolo Págio, comentou que essa movimentação está sendo ótima para os negócios e que, inclusive, precisou contratar reforços. ”está sendo uma loucura boa. A ocupação está 100%, não temos mais vagas”, informou.

Campeonato de voo livre atrai atletas e movimenta a economia de Castelo
Atletas de 25 países participam do campeonato de voo livre em Castelo. (Luiz Gonçalves)

Para se comunicar com pessoas de outros países, Marilac contou que, no início, contratava uma tradutora, mas, atualmente, faz diferente. “Hoje em dia é bem mais fácil, eles vem já com a frase prontinha no telefone, então nada é difícil hoje em dia”, esclareceu.

Em suma, eventos como esse são importantes para movimentar a cidade como um todo, pois trazem lucro e ânimo para a economia local. ”É uma bola de neve. A grana que entra aqui acaba voltando para o comércio em geral. Semana que vem a gente quer dar uma reforçada na estrutura física do estabelecimento, aí acaba contratando, comprando, então é uma coisa que gira. É bom demais”, concluiu o Fabiano Pires Martins.

Com informações da TV Gazeta Sul

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais