Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Testagem

Cidades do Norte do ES terão exames de HIV e hepatite mais rápidos

Novo equipamento foi recebido pelo Laboratório Regional Norte de Saúde Pública (Laren), e vai permitir a realização de exames de carga viral rápida para HIV, HBV E HCV, e contagem de linfócitos, nos 14 municípios da região

Publicado em 26 de Novembro de 2021 às 19:43

Viviane Maciel

Publicado em 

26 nov 2021 às 19:43
Novo equipamento permite a realização de exames de carga viral rápida para HIV, HBV E HCV, e contagem de linfócitos.
Novo equipamento permite a realização de exames de carga viral rápida para HIV, HBV E HCV, e contagem de linfócitos. Crédito: Governo do ES | Divilgação
O Laboratório Regional Norte de Saúde Pública (Laren), em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, recebeu um novo equipamento para realização dos exames de carga viral rápida para HIV, HBV E HCV, e contagem de linfócitos. Até então, a testagem rápida era realizada apenas no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), em Vitória. Agora, pelo menos, 14 municípios da Região Norte serão atendidos com o equipamento. O anúncio foi publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da Secretaria da Saúde (SESA) do Estado.
O equipamento foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/MS). Segundo a Sesa, a incorporação da tecnologia no Laboratório de São Mateus é uma forma de descentralização deste serviço e melhoria na assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais.
A Secretaria informou também que o novo recurso vai permitir maior flexibilidade no agendamento dos pacientes para a coleta do sangue para os municípios, já que o laboratório recebe as amostras de segunda a sexta-feira, emitindo o resultado no mesmo dia. O que também agiliza a marcação da consulta.
A realização desses exames representa um grande avanço para a região, de acordo com a Sesa, pois oferece acesso mais próximo aos cidadãos. Os 14 municípios da Região Norte atendidos pelo Laren, que vão ser beneficiados pela testagem rápida são: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Mercado livre de energia, ações, investimento, rede elétrica
Crise silenciosa no mercado de energia acende alerta no setor
Nome Elementos achados em Marte podem indicar a existência de vida
Novos compostos vistos em Marte reafirmam que planeta teria abrigado vida
Desembargadora do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Eva do Amaral Coelho
Desembargadora critica corte de penduricalhos e diz que 'daqui a pouco é regime de escravidão'

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados