> >
Ciberataques se multiplicam na rede durante a pandemia de coronavírus

Ciberataques se multiplicam na rede durante a pandemia de coronavírus

O CEO da ISH Tecnologia, empresa que atua em consultoria de TI em Vitória, Rodrigo Dessaune, deu dicas para aumentar sua proteção durante o home office

Publicado em 25 de maio de 2020 às 17:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
computador, tablet, smartphone
A mudança para o home office tem gerado complicações no compartilhamento de dados. (Pixabay)

A modalidade de teletrabalho, uma das formas de adaptação em meio à pandemia do novo coronavírus, apesar da observação de pontos positivos por funcionários e donos de empresas, tem gerado um aumento no número de ataques cibernéticos na rede. Segundo o CEO da ISH Tecnologia, empresa que atua em consultoria de TI em Vitória, Rodrigo Dessaune, o aumento do número de ataques chega a 300% durante a crise do novo coronavírus.

"A gente tem observado, nos nossos centros de operação e segurança, um aumento de 300% nos incidentes de segurança, que é uma tentativa de fazer algo errado. A maior parte disso envolvendo pessoas que foram para home office, que não possuem muita segurança, sem muita tecnologia", disse.

Ao jornalista Fábio Botacin durante o quadro CBN Inovação, da Rádio CBN Vitória, que tem participação do comentarista Evandro Millet, o CEO afirmou, nesta segunda (25), que há uma preocupação com o compartilhamento de dados e que, em segmentos como a Justiça e a medicina, o risco pode ser ainda maior.

"Vemos com muita preocupação (informações da justiça e da medicina). Além das informações tradicionais das empresas, existem informações relativas a privacidade. Isso se torna mais inseguro digitalmente", completou.

Rodrigo Dessaune contou à Rádio CBN Vitória  que existem exageros no compartilhamento de informações, mas na maior parte das ocasiões, o compartilhamento de dados acontece após nosso próprio consentimento. Por exemplo, quando fazemos algum download e aceitamos os termos sem uma leitura prévia.

O CEO capixaba ainda deu dicas de como pessoas que não trabalham necessariamente em grandes empresas podem aumentar sua proteção durante o home office.

SAIBA COMO SE PROTEGER DURANTE O HOME OFFICE:

  • 01

    ROTEADOR WI-FI

    Atualizar o software do roteador Wi-Fi. Segundo o especialista, o aparelho precisa ser atualizado de tempos em tempos. Basta procurar no site da operadora.

  • 02

    REFORÇO NAS SENHAS

    O especialista ainda recomenda que reforce as senhas, que não podemos ser iguais em contas pessoais e da empresa. Os códigos devem ser mantidos por até três meses, quando deve haver uma nova alteração.

  • 03

    ANTIVÍRUS

    As orientações também envolvem os já recomendados programas antivírus. Segundo o CEO da ISH, além dos programas pagos, existem alguns gratuitos.

  • 04

    DICA FINAL

    "Desconfie de tudo antes de clicar em qualquer botão", sugere o CEO da ISH Tecnologia, empresa que atua na área de consultoria de TI.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais