> >
Chuva no Sul do ES: temporal provoca alagamentos em distritos de Castelo e Alegre

Chuva no Sul do ES: temporal provoca alagamentos em distritos de Castelo e Alegre

Distritos de Estrela do Norte, em Castelo, e Anutiba, em Alegre, foram os mais afetados pelas chuvas. Imagens mostram enxurrada e ruas completamente alagadas

Vitor Recla

Repórter / [email protected]

Publicado em 5 de abril de 2025 às 10:19

O distrito de Estrela do Norte, em Castelo e Anutiba, distrito do município de Alegre foram umas das regiões mais atingidas pelas chuvas no Sul do Espírito Santo.

As chuvas fortes que caíram na região do Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (4) e madrugada de sábado (5) causaram enxurrada e alagamentos nos distritos de Estrela do Norte, em Castelo, e Anutiba, em Alegre. Imagens gravadas por moradores mostram as ruas dos dois distritos completamente alagadas. Foram registrados acumulados de aproximadamente 100mm de chuva no distrito de Estrela do Norte, segundo a Defesa Civil Municipal.

Alegre

Em Alegre, o distrito de Anutiba, segundo a prefeitura, foi o local mais afetado da cidade. A chuva forte começou às 18h. Às 20h, o volume se reduziu e às 22h se intensificou novamente. Moradores acionaram a Defesa Civil informando que a água estava entrando nas casas, e precisaram levantar alguns móveis. No distrito, 47 pessoas chegaram a ficar desalojadas (25 famílias). A Defesa Civil Municipal informou que está acompanhando de perto a situação.

No fim da tarde deste sábado (5), a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que das 25 famílias desalojadas, cinco continuaram ainda fora de casa. O restante já retornou para suas residências com a instrução de acionar a Defesa Civil caso a água volte a subir.

Castelo

Em Castelo, foram registrados alagamentos no distrito de Estrela do Norte, mas sem desalojados ou desabrigados, segundo o Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec). Na comunidade de Santa Clara, imagens mostram a enxurrada invadindo a igreja.  Segundo a Prefeitura de Castelo, equipes estão trabalhando e, de plantão, desde às 18h horas de sexta-feira (4) e ficarão até o alerta de chuvas ser suspenso. Equipes de limpeza e manutenção das estradas foram para a região mais atingida no início da manhã deste sábado (5). 

Durante a tarde, a chuva permaneceu moderada em todo o município, tanto no Centro quanto nos distritos.

Equipes de limpeza e manutenção das estradas foram para região atingida no início desta manhã (5).
Equipes de limpeza e manutenção das estradas foram para região atingida no início desta manhã (5). Crédito: Divulgação | Prefeitura de Castelo

Mimoso do Sul

O Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) informou que, em Mimoso do Sul, foram registrados acumulados de aproximadamente 100mm de chuva nos distritos de Santa Cruz, São José das Torres e Santa Rosa, todos medidos por pluviômetros convencionais. Até o momento, não foram registradas ocorrências significativas, apenas alguns pontos de alagamento em pastos e algumas estradas vicinais. Não houve relatos de pessoas afetadas.

Durante a tarde, houve o registro de uma chuva forte na nascente do córrego Belo Monte. O município emitiu um alerta à população, porque deve ter uma elevação do corpo d'água. As equipes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil informaram que estão em alertas, monitorando, porque é prevista uma chuva mais forte pra depois das 20h.

Irupi e Guaçuí

Informação da Defesa Civil  é de que houve chuvas moderadas nos dois municípios, mas sem ocorrências, até o momento. 

Cachoeiro de Itapemirim

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Defesa Civil Municipal informou que choveu 14mm durante a madrugada deste sábado (5). A prefeitura informou que todas as equipes estão de plantão para atuar, se necessário. Não houve acionamento, até o momento. 

Muniz Freire

Segundo o Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), divulgado às 6h deste sábado (5), Muniz Freire foi a cidade do Espírito Santo com o maior acumulado de chuvas em 24 horas, com 106,6mm. Apesar do grande volume registrado, a Defesa Civil Municipal informou que não houve ocorrências na cidade.

 Boletim Extraordinário da Defesa Civil - Atualizado às 06h de 05 de abril de 2025

  1. Muniz Freire - 106,6mm
  2. São José do Calçado - 54mm
  3. Iúna - 41,4mm
  4. Rio Novo do Sul - 40,6mm
  5. Ibitirama - 31,4mm
  6. Irupi - 30,2mm
  7. Conceição do Castelo - 27,2mm
  8. Alegre - 25,42mm
  9. Muqui - 13,6mm
  10. Guaçuí - 11,2mm
  11. Cachoeiro de Itapemirim - 8,45mm
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais