Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Preocupação

Central de ambulâncias de Linhares recebe em média 20 trotes por dia

Prefeitura alerta que essas chamadas fraudulentas podem tirar minutos preciosos de um paciente que luta pela vida

Publicado em 24 de Abril de 2020 às 15:52

Redação de A Gazeta

Publicado em 

24 abr 2020 às 15:52
16/04/20 - Linhares - Unidade de Saúde Pronto Atendimento 24 horas de Linhares
Unidade de Saúde Pronto Atendimento 24 horas de Linhares Crédito: Prefeitura de Linhares/Divulgação
Os serviços de saúde estão se mostrando ainda mais essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Em Linhares, no Norte do Espírito Santo, além da batalha contra o vírus, as equipes de saúde enfrentam outro inimigo neste período de crise. De acordo com a prefeitura, a central de ambulâncias do município está sendo alvo de aproximadamente 20 trotes por dia. Essas chamadas fraudulentas podem tirar minutos preciosos de um paciente que luta pela vida.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, diariamente o serviço está recebendo em média 100 chamados, sendo que 20 dessas ligações são fraudulentas. A prefeitura destacou que essas ações ocupam as linhas telefônicas, causam atrasos no serviço e fazem com que um atendimento prioritário deixe de ser feito com rapidez, podendo levar à morte de algum paciente.
O diretor da Central de Transportes da secretaria municipal de Saúde, Gilmar Salvador disse que os atendentes geralmente identificam quando se trata de caso de trote, já que há um padrão de comportamento por parte de quem passa a informação mentirosa ao serviço.
“Em muitas, o próprio sistema já indica que é um número que constantemente passa trote. Trabalhamos com situações de risco e não se deve pedir uma ambulância por brincadeira”, salientou.
Apesar de conseguir identificar algumas dessas ações, o diretor enfatizou o pedido para que as pessoas não peçam ambulância se não for realmente um caso de urgência.

CRIME

O trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro que, no artigo 266, prevê detenção de um a seis meses para quem o pratica.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Cão é flagrado sendo transportado na parte da frente de moto no ES
Cão de capacete e óculos é flagrado em moto na Dante Michelini
'Trabalhei toda a minha vida à espera deste momento', diz goleiro Vozinha
Imagem de destaque
Edamame: 5 benefícios do grão para a saúde e como consumi-lo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados