> >
Tradicionais tapetes de Corpus Christi voltam às ruas de Castelo

Tradicionais tapetes de Corpus Christi voltam às ruas de Castelo

Após dois anos sem a produção dos tapetes e passarelas nas ruas do Centro da cidade, evento religioso voltará a encantar turistas no dia 16 de junho

Publicado em 20 de abril de 2022 às 13:39

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Geraldo Vinco
Geraldo Vinco em Castelo. ( Fernando Madeira )
Tradicionais tapetes de Corpus Christi voltam às ruas de Castelo

Após dois anos sem confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi por conta da pandemia de Covid-19, Castelo, no Sul do Espírito Santo, voltará a enfeitar as ruas com quadros e passadeiras. Os trabalhos, segundo a organização, começaram há cerca de um mês. Neste ano, o evento será celebrado no dia 16 de junho.

Um dos organizadores da produção, Geraldo Vinco, 72 anos, conta que a expectativa é grande. Este ano o tema será: "Eu sou o pão vivo descido do céu". Serão 17 quadros e 17 passadeiras ao longo de 1,5 km pelas ruas que circulam a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, no Centro da cidade.

“Estamos na correria, muito envolvidos e preparando os materiais. Além dos temas eucarísticos, os quadros irão abordar o nascimento de Jesus, o meio ambiente e a pandemia, que nos fez pensar no mundo de forma diferente. Ao marcarmos as ruas, as pessoas já nos perguntavam se iria ter. Todos estão animados com o retorno dos tapetes”, contou o coordenador, que participa da produção desde 1970.

Festa de Corpus Christi, em Castelo, Sul do ES
Festa de Corpus Christi, em Castelo, Sul do ES. (Setur)

Segundo Vinco, cerca de três mil voluntários – na sede e interior – estão envolvidos na produção, como a pintura de palha de café, pedras, areia, flores, folhas e diversos outros materiais usados.

A tradição, que começou em 1963, reúne uma multidão de visitantes que se encanta com a beleza das produções artísticas dos tapetes de Corpus Christi. O evento é a maior festa católica do gênero no Espírito Santo e uma das maiores do país.

Em 1992, a confecção dos tapetes de Castelo foi suspensa, devido a uma outra pandemia, a de cólera. Na época, a aglomeração de pessoas era um risco e poderia aumentar a transmissão da doença, pois a cidade já recebia muitos turistas.

O que significa Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “Corpo de Cristo”. A celebração de comemoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia como fonte e centro da vida de toda a comunidade cristã. Nesse dia o Corpo de Cristo se transforma em remédio e alimento para os sentidos dos homens, de acordo com a tradição da igreja Católica. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais