> >
Casagrande decreta situação de emergência por causa de queimadas no ES

Casagrande decreta situação de emergência por causa de queimadas no ES

Governador anunciou decreto na manhã deste sábado (7) chamando a atenção para queimadas irregulares e denúncias de focos de incêndio no Estado

João Barbosa

Repórter / [email protected]

Publicado em 7 de setembro de 2024 às 10:01

Incêndio no morro da pedra da tirolesa já dura quase uma semana em Pancas
Incêndio no morro da pedra da tirolesa já dura quase uma semana em Pancas Crédito: Fabrício Silva

O governador Renato Casagrande (PSB) decretou situação de emergência no Espírito Santo devido ao aumento das queimadas. O anúncio foi feito na manhã deste sábado durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro, realizado no Centro de Vitória.

No Estado, um incêndio de grandes proporções registrado em Pancas, na Região Noroeste, já dura quase uma semana. No período, uma área superior a 120 mil metros quadrados, o equivalente a cerca de 16 campos de futebol, já foi atingida pelo fogo.

Governador Renato Casagrande drecreta situação de emergência no ES devido ao aumento das queimadas NO ESTADO

Segundo Casagrande, ações de combate às chamas têm sido intensificadas e há ainda um apelo para a colaboração da população para que evitem queimadas irregulares e para que denunciem focos de incêndio.

"Estamos respirando um ar mais poluído, estamos reduzindo nossa biodiversidade, perdendo nossos animais e nosso patrimônio, além de estarmos correndo risco de vida. Com o decreto, queremos dar à administração pública condições para agir ainda mais rápido [no combate às chamas] se for necessário"

Renato Casagrande

Governador do ES

Apesar do anúncio feito neste sábado, o registro do decreto será feito de forma oficial na próxima segunda-feira (9) no Diário Oficial.

“O decreto nos dá mais agilidade para contratar conjuntos de pessoas em caráter temporário para combater incêndios nos parques, áreas de preservação permanente e de proteção ambiental, por exemplo”, explicou o governador, salientando que o decreto é válido para todo o território capixaba.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Incêndio Emergência

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais