> >
Bombeiros atuam para conter incêndio em área de turfa na Serra

Bombeiros atuam para conter incêndio em área de turfa na Serra

Dez militares estão no local nesta quarta-feira (6) para combater o fogo na vegetação, mas não há previsão de quando operação deve ser encerrada

Publicado em 6 de julho de 2022 às 18:41

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Alguns moradores da Serra têm reclamado da fumaça gerada pela queima da turfa no município. Além do cheiro e do incômodo para respirar, ela pode dificultar até a visibilidade em algumas regiões. Imagens enviadas por leitores de A Gazeta mostram a "invasão" desta quarta-feira (6), que em alguns registros pode ser confundida com uma neblina.

Questionado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros confirmou que "tem recebido acionamentos para incêndio em vegetação" e que montou um esquema para combatê-lo. Nesta quarta-feira (6), 10 militares estão empenhados na ação na região, junto de dois caminhões e uma caminhonete.

Fotos mostram a fumaça da queima da turfa
Fotos mostram a fumaça da queima da turfa "invadindo" bairros da Serra nesta quarta-feira (6). (Leitor de A Gazeta | Montagem A Gazeta)

Segundo a corporação, as reclamações iniciais eram relativas à vegetação de taboal, em Pitanga. "Equipes estiveram no local e constataram o fogo em região alagada e de difícil acesso e continuaram monitorando até o final da tarde dessa terça-feira (5), quando constatou-se que havia outro ponto de incêndio."

Essa outra área afetada – de turfa – fica no bairro Laranjeiras Velha. "O trabalho inicial consiste em reconhecimento e mapeamento da região, definição da localização dos focos de incêndio e confinamento para início do combate. Não há previsão para encerramento da operação", disse o Corpo de Bombeiros.

MORADORES RECLAMAM

Apesar das reclamações recebidas apenas nos últimos dias pela reportagem, há quem diga que a fumaça da turfa já voltou a aparecer há cerca de duas semanas. É o caso, por exemplo, do presidente da Associação de Moradores de Pitanga, Luiz Henrique Fernandes.

Aspas de citação

Durante a madrugada é ainda pior, você não vê nada, é uma catinga muito forte. Isso acontece em Pitangas, mas também em Laranjeiras Velha e Jardim Tropical

Luiz Henrique Fernandes
Associação de Moradores de Pitanga
Aspas de citação

Ele lembra que a turfa havia sido controlada há aproximadamente três anos, com alagamento de uma área da região. No entanto, algumas pessoas estariam colocando fogo no pasto, o que estaria permitindo que o problema voltasse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais