> >
Bebê salva por PM no ES: aprenda manobra para desengasgar crianças

Bebê salva por PM no ES: aprenda manobra para desengasgar crianças

Família de Cariacica passou por momentos de aflição após a menina de 2 meses engasgar; técnica de primeiros socorros ajuda a salvar vidas

Publicado em 14 de janeiro de 2024 às 18:16

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Após as imagens de uma policial militar salvando uma bebê de 2 meses engasgada no bairro Campina Grande, em Cariacica, viralizarem na internet, muitas dúvidas surgiram sobre como proceder nessas situações. A capitão do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Carla Andresa, publicou um vídeo nas redes sociais explicando o que deve ser feito. Confira acima. 

  1. Segure o bebê sobre um dos braços, com o pescoço entre os dedos médio e polegar e, com o dedo indicador, segure o queixo da vítima para manter as vias aéreas abertas, deixando-a com as costas voltadas para cima e a cabeça mais baixa que o tronco;
  2. Você deve dar 5 tapotagens com a palma da mão entre as escápulas do bebê — nas costas; se o objeto for expelido em algum dos tapas, interrompa a sequência;
  3. Gire o bebê de modo que ele fique de frente, ainda mantendo a cabeça mais baixa do que o tronco, e efetue 5 compressões torácicas através dos dedos indicador e médio, um dedo abaixo da linha intermamária.

Dicas extras:

  • O bebê pode ser apoiado na coxa, se pesado;
  • Não faça varreduras as cegas.

Bebê é salva por PM

Uma soldado da Polícia Militar do Espírito Santo salvou uma bebê de 2 meses de vida que havia engasgado, e as imagens do resgate divulgadas na internet viralizaram nas redes sociais neste fim de semana. A policial Leticia Sousa Martins explicou que o salvamento ocorreu no último dia 7, em Cariacica, e essa foi a segunda vez em que ela resgatou a criança. 

"Não foi a primeira vez. Aconteceu uma vez no final do ano passado, agora em dezembro. A neném nasceu de 34 semanas, muito prematura, tinha 18 dias que já estava em casa. Meu interfone tocou, nunca vi a mãe dela, nem conhecia, apesar de ser do mesmo prédio. Eu estava assistindo televisão e o interfone tocou, já atendi com alguém gritando, perguntando se eu era policial, para eu subir no quinto andar que tinha uma neném engasgada, aí eu subi do jeito que eu estava e consegui desengasgar a neném. Foi mais rápido, aí chamamos o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)", explica Leticia, em um vídeo publicado nas redes sociais. 

"No dia 7 dessa semana, eu já estava dormindo, meu interfone tocou, veio aquele sentimento de nervoso no coração, eu atendi e só vinha a mesma voz dos gritos me chamando. Subi de imediato do jeito que eu estava, peguei a neném, ela estava bem obstruída, espumando pela boca, fazia a manobra e ela não voltava", relembra. 

A soldado conta que a criança foi atendida por um pediatra, para tentar identificar o motivo dos engasgos frequentes. "Nessa semana, a mãe dela entrou em contato comigo, falando que levou ela ao pediatra. A suspeita é de desvio de septo e refluxo. Acaba que ela engasga, não consegue respirar pelo nariz e sufoca, está tratando", conta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais