Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Prefeitura explica

Aracruz libera cata de caranguejo

Medida segue portaria estadual que autoriza municípios a estabelecerem regras de acordo com o período de andada

Publicado em 02 de Fevereiro de 2022 às 12:11

Vinícius Lodi

Publicado em 

02 fev 2022 às 12:11
Começa nesta quarta-feira (2), e vai até a próxima segunda-feira (7), a terceira andada do caranguejo-uçá no Espírito Santo, período em que os machos e fêmeas saem das tocas para a reprodução. Em Aracruz, no Norte do Estado, no entanto, os catadores terão permissão para capturar os crustáceos. A explicação dada pela Prefeitura é que esta semana não é de lua cheia, condição em que normalmente os animais se acasalam.
Data: 22/05/2020 - ES - Vitória - Caranguejo do manguezal de Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
O caranguejo é muito apreciado pelos capixabas Crédito: Ricardo Medeiros
O secretário de Meio Ambiente do município, Aladim Cerqueira, explicou que como não existe certeza se a espécie andará na lua nova, ou na lua crescente, a atividade está liberada nos manguezais. Em Aracruz, há 60 catadores registrados.
“Nossos técnicos estão sempre realizando observações e dialogando com a comunidade para identificar a ocorrência exata do período da andada de forma a não prejudicar os catadores, mas também garantir a reprodução da espécie, de forma a tornar uma atividade sustentável. Como não existe certeza se a espécie andará na lua nova ou crescente, é possível a dedicação da equipe com as observações locais”, disse o secretário.
O catador João Francisco Ramos trabalha há mais de 35 anos com a captura do caranguejo e disse para a TV Gazeta que só viu a andada se repetir em uma fase da lua: se o crustáceo sai, por exemplo, na lua crescente, a reprodução vai continuar nas próximas vezes que esta lua retornar.
Durante a andada, é proibido o transporte, armazenamento e a comercialização dos caranguejos. A medida é para garantir que a espécie não seja extinta. Também não é permitida a venda de partes isoladas, como quelas, pinças, garras ou desfiado.
Em uma portaria, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) autorizou o poder público municipal a promover alterações dos períodos da coleta e comercialização do caranguejo quando identificada a ocorrência de atividade reprodutiva ou postura de larvas fora dos períodos estabelecidos.
São cinco períodos de defeso do caranguejo, que é concluído em março. O quarto período ocorre entre os dias 17 e 23 de fevereiro e o quinto entre 19 e 24 de março.
Com informações da TV Gazeta Norte

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
PM publica decreto que aposenta tenente-coronel acusado de feminicídio
Imagem de destaque
CBN Vitória ao vivo: Copa do Mundo começa nesta quinta; tudo o que você precisa de saber!
Chefe de organização criminosa é preso em operação em Marataízes
Chefe de facção criminosa é preso em operação em Marataízes

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados