> >
Aprenda a fazer repelente caseiro capaz de afastar o mosquito da dengue

Aprenda a fazer repelente caseiro capaz de afastar o mosquito da dengue

Receita feita com álcool de cereais, óleo mineral ou vegetal e extrato de citronela foi ensinada para alunos de uma escola da Serra e difundida aos pais; veja como produzir

Publicado em 29 de março de 2023 às 16:34

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Professora aplica spray de repelente contra mosquito da dengue em escola do ES
Professora aplica spray de repelente caseiro em criança de escola da Serra. (Bernardo Bracony )

Após anos de redução no número de casos da dengue, o Espírito Santo convive com uma alta de casos da doença em 2023. Esse "boom" das notificações em relação ao ano anterior, fez com que o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, admitisse que o Estado já vive uma epidemia da doença

Além de não deixar recipientes com água parada e prezar pela limpeza de quintais, o uso de repelente também está entre as recomendações para evitar o avanço da doença. O produto é de suma importância pois impede que o Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya - se aproxime da pele e pique a pessoa. 

No entanto, por ser caro, o repelente acaba não sendo um item acessível para muitas famílias, principalmente as que vivem em vulnerabilidade social.

Pensando nisso, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Edvaldo Lima dos Santos, na Serra, ofereceu uma oficina de fabricação de repelente caseiro para 54 crianças da unidade escolar.

O produto tem apenas três ingredientes: álcool de cereais, óleo mineral ou vegetal e citronela - planta originária da Ásia e que, segundo especialistas, possui componentes antibacterianos, antissépticos e fungicidas, capazes de prevenir infecções de pele, além de repelir o inseto. 

Receita de repelente caseiro

  • Ingredientes:
  • 100ml de álcool de cereais;
  • 25ml de óleo mineral ou vegetal;
  • 30 gotas de óleo essencial de citronela.

  • Modo de fazer:
  • Misture tudo e deixe a solução em repouso por 24 horas em um pote. Em seguida, coe e coloque em um frasco com borrifador (spray). 

Com informações do g1 ES e da repórter Vanessa Calmon, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais