> >
Alunos de Arquitetura vão mapear imóveis não utilizados no Centro de Vitória

Alunos de Arquitetura vão mapear imóveis não utilizados no Centro de Vitória

Pesquisa de campo vai identificar o número total de imóveis vazios e montar um mapa colaborativo quanto aos usos possíveis

Publicado em 15 de julho de 2021 às 20:01

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Prédio abandonado
Mato toma conta de prédio abandonado na Rua Barão de Monjardim no Centro de Vitória. (Carlos Alberto Silva)

Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), e a Faesa Centro Universitário assinaram, na tarde desta quinta-feira (15), um Termo de Cooperação Técnica e Científica, para que alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo realizem um levantamento dos imóveis não utilizados ou subutilizados do Centro de Vitória.

Não haverá repasse de recursos para o convênio. A pesquisa de campo vai resultar em um mapa com identificação do número total de imóveis vazios e suas tipologias (mapa da ociosidade do Centro), um mapa colaborativo quanto aos usos possíveis, a partir da percepção dos moradores locais, além de debates e reflexões.

OBSERVAÇÃO

No levantamento dos estudantes, a coleta de dados será feita por observação, com a identificação dos imóveis vazios em percurso pré-definido, tomando como base o cadastro preliminar dos imóveis vazios e o mapa do Centro, fornecidos pela prefeitura, além de registros visuais e fotográficos e das interações com os moradores.

"A força e o desejo de mudança que vêm da juventude, esse ímpeto que os acadêmicos trarão para nós, farão com que tenhamos celeridade e objetividade, mas com qualidade. É um momento muito importante de agradecimento a todos que colaboraram. Isso será fundamental para ressignificarmos o Centro de Vitória", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

"A produção de conhecimento na educação superior deve estar sempre focada na formação de nossos alunos e, também, na promoção do desenvolvimento social. A criação de um projeto de extensão para realizar o mapeamento dos imóveis desocupados e subutilizados no Centro de Vitória contribui para a formação de excelência de futuros arquitetos e urbanistas, e para o atendimento de uma demanda muito importante da sociedade capixaba em relação à região", destacou o reitor da Faesa Centro Universitário, Alexandre Theodoro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais