> >
Agentes de Cachoeiro vão de casa em casa alertar sobre reforço da vacina

Agentes de Cachoeiro vão de casa em casa alertar sobre reforço da vacina

Prefeitura utiliza busca ativa como estratégia para vacinar quase 6 mil pessoas que estão com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. No Estado, cerca de 1 milhão estão nessa situação

Publicado em 6 de abril de 2022 às 17:30

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Com quase 6 mil pessoas no município com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está buscando maneiras para garantir a imunização desse público com o reforço. Uma das alternativas é a busca ativa, em que agentes de saúde da cidade procuram, de porta em porta, pessoas que ainda não estejam com o esquema vacinal completo e alertam sobre a importância da vacinação.

Ter todos os municípios com as metas de vacinação cumpridas é o principal critério para que uma microrregião capixaba atinja o risco muito baixo de transmissão do coronavírus. No Espírito Santo, mais de 1 milhão de pessoas estão com a terceira dose da vacina em atraso. 

Para ajudar Cachoeiro a atingir essa meta, a agente de saúde Cris Freitas está participando do trabalho de busca ativa no município. ”O prazo da terceira para quarta dose, ou da segunda para terceira, é muito grande. Por isso estamos fazendo esse trabalho, para manter a população informada”, disse.

Cachoeiro busca alternativas para melhorar a cobertura da vacinação
De porta em porta, agentes de saúde procuram pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço da vacina. (Matheus Martins )

Nos bairros de Cachoeiro de Itapemirim, profissionais de saúde buscam saber se o cartão de vacina dos moradores está em dia e informar se a pessoa já estiver apta a receber o reforço da imunização. A dona de casa Cassiane Rodrigues, por exemplo, contou que tinha esquecido de tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. “Amanhã cedinho eu já estarei lá no posto de saúde”, disse.

SECRETÁRIO ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

O secretário Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Alex Wingler, destacou que é importante tomar a dose de reforço, pois, assim como teve a variante Ômicron, podem vir outras. 

Aspas de citação

Vale lembrar que, por exemplo, a vacina da gripe a gente toma todo ano. Então é importante ter essa dose de reforço para melhorar a condição imunológica da pessoa, que, vacinada, vai ter uma resposta melhor em caso de vir a ser contaminado com a doença

Alex Wingler
Secretário Municipal de Saúde de Cachoeiro
Aspas de citação

Ele destaca ainda que cumprir as metas de vacinação também é uma forma de manter os casos da Covid-19 controlados e levar a cidade do risco baixo para o risco muito baixo no mapa de risco do governo do Estado. “É importante também porque nós temos a questão do risco muito baixo, e é um parâmetro para o risco muito baixo na nossa região, essa dose de reforço”, completou o secretário.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais