> >
Saiba como é possível identificar um café de qualidade antes de comprar

Saiba como é possível identificar um café de qualidade antes de comprar

Após a operação que apreendeu 28 mil unidades de café com irregularidades em supermercados da Grande Vitória, A Gazeta perguntou especialistas o que deve ser levado em conta na hora da compra. Confira as dicas

Publicado em 11 de janeiro de 2022 às 19:31

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Cerca de 28 mil unidades de café torrados e moídos foram apreendidos pela Polícia Civil em supermercados da Grande Vitória com irregularidades, na terça-feira (10), fora de padrões mínimos de qualidade, com misturas de impurezas muito acima dos limites permitidos e com alto teor de umidade.

Diante da operação, A Gazeta questionou para o presidente do Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé), Egídio Malanquini, e para o mestre de torra Jonathan Piazarolo, especialista em café, o que o consumidor deve levar em conta para garantir o consumo de um café de qualidade.

crime
Apreensão de cafés irregulares foi feita em oito supermercados da Capital. (Polícia Civil)

O presidente do Sincafé explica que o consumidor deve buscar o selo de pureza no produto. "Durante a colheita é normal que cascas e paus se misturem aos grãos. Por isso a Anvisa e a Vigilância Sanitária permitem até 1% de impurezas. Outro critério que também é analisado é a umidade, que deve ser de no máximo 5%.”

Os cafés apreendidos continham até 13% de impurezas e estavam com umidade entre 10% e 15%, de acordo com o delegado Eduardo Passamani, da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon).

“Passando da porcentagem permitida pelas normas, o consumidor acaba sendo ludibriado por esse produto. Primeiro porque está consumido um produto de má qualidade, e que pode até estar com a validade reduzida, já que está com uma umidade acima do permitido. Além de pagar por um produto que não é 100% café”, afirma Egídio Malanquini.

Na hora de escolher o produto, os consumidores podem analisar alguns pontos:

  • 01

    Mínimo de impureza e umidade

    A Anvisa e a Vigilância Sanitária permitem até 1% de impurezas. Outro critério que também é analisado é a umidade, que deve ser de no máximo 5%. O mestre de torra Jonathan Piazarolo alerta que quanto mais "forte" ou "extraforte" o café, menos qualidade se costuma ter. Tenha atenção.

  • Selo no Programa de Qualidade do Café da ABIC.

    02

    Selo de qualidade e pureza

    Segundo o presidente do Sincafé, os consumidores podem verificar se o café atende esses critérios procurando pelo selo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) na embalagem. “Esse selo garante que o produto está dentro das normas de qualidade e que a fabricante atende aos critérios de todo o processo de industrialização. As empresas que fazem parte desse selo, têm amostras do café mensalmente analisadas”, explica Egídio Malanquini.

  • 03

    Informações de procedência

    Procure rótulo que indique o nome do produtor, a variedade do café, o tipo de grão, a região de origem, altitude e latitude da plantação, o nome do sítio, o mínimo de rastreabilidade, orienta Jonathan Piazarolo. Rótulos que contenham essas informações ajudam a atestar a qualidade do café.

  • 04

    Arábica ou conilon

    Segundo Jonathan Piazarolo, apenas a variedade de um ou de outro não vai dizer se o café tem ou não qualidade. Para um café se tornar especial, ele passa por uma série de avaliações e requisitos. O café arábica é mais suave.

  • Grãos de café

    05

    Em grãos ou moído na hora

    No mundo ideal, o melhor seria comprar o café em grãos e moer na hora apenas a quantidade que for tomar. Segundo Jonathan Piazarolo, isso evita impurezas, garante frescor, preserva aroma e sabor do café. "Hoje em dia é fácil encontrar moedores portáteis e acessíveis. Se não tiver em casa, também é possível procurar cafeterias que moem na hora. A experiência é outra", garante.

  • 06

    Aspecto e sabor

    Apenas a cor mais escura ou o sabor mais adocicado também não são parâmetros de qualidade por si só. O café, assim como o vinho, pode ter diferentes aspectos e notas, sofrendo influências dos tipos de grãos, de onde foram plantados, da forma que são torrados, moídos, entre vários fatores. Jonathan Piazarolo reforça que o importante é saber o café que está tomando, a procedência dele.

  • 07

    Diferenças gritantes de preço

    Os consumidores também devem se atentar às diferenças gritantes entre os valores no supermercado, segundo o presidente do Sincafé. “Se as marcas tradicionais são vendidas a R$ 8, em média, e um outro café custa R$ 4, é porque tem alguma coisa errada, seja uma data de vencimento próxima ou a qualidade", alerta Egídio Malanquini.

  • 08

    Marcas de valor

    "Opte por uma marca que seja conhecida. Marcas tradicionais já tem uma orientação técnica para estar dentro dos padrões de qualidade", diz o presidente do Sincafé.

  • 09

    Manter na embalagem original

    Após aberto, é importante manter na embalagem original e tentar tirar o máximo do ar na hora de fechar. Nunca transferir o pó de café para outros potes. Segundo Jonathan Piazarolo, isso ajuda a conservar o sabor e o aroma por mais tempo.

CAFÉ APREENDIDO

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) confirmou os nomes das três marcas que foram identificadas as irregularidades: Tem+, Minete e Campestre.

A ação contou com a participação da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Foram fiscalizados estabelecimentos comerciais nos bairros de Gaivotas, Aribiri, Alecrim e Porto Novo, em Vila Velha; Porto de Santana e São Francisco em Cariacica; e Barcelona, na Serra.

O material apreendido ficou em depósito dos supermercados fiscalizados. As empresas produtoras serão investigadas por crime contra relação de consumo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais