- INGREDIENTES:
- 1,5 kg de língua bovina
- 2 cebolas médias cortadas em cubos
- 2 pimentões verdes cortados em cubos
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1 cenoura em rodelas
- 6 dentes de alho picados
- 1 alho-poró fatiado (apenas a parte branca)
- 50ml de shoyu
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
- 1 fio de óleo de soja
- Sal
- 1 colheres (sopa) de trigo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
MODO DE PREPARO:
Língua - em água fervente, faça um pré-cozimento da língua por cerca de 20 minutos. Em seguida, deixe esfriar para na sequência retirar toda a pele. Em uma panela funda, refogue a cebola e o alho. Logo após, junte a língua (em peças inteiras) para dar uma leve dourada.
Acrescente, então, os demais temperos e cubra tudo com água. Em fogo brando, deixe cozinhar por algumas horas até que a carne esteja bem macia. Retire a língua e reserve o caldo do cozimento.
Molho - O cozimento deverá ter desmanchado todo os temperos, mas, caso ainda existam partes inteiras, coe para extrair somente o líquido. Com o trigo e a manteiga, faça o roux (cozinhar farinha de trigo em manteiga derretida até formar um creme espesso e homogêneo). Em seguida, adicione o caldo até encorpar e acerte o sal.
Fatie as línguas, regue com o molho e sirva com batatas sauté.
Rendimento:
5 porções
Complexidade:
Média