> >
Facebook remove notícia falsa sobre Chico Buarque após ação judicial

Facebook remove notícia falsa sobre Chico Buarque após ação judicial

Na rede, circulava que cantor receberia uma suposta 'Bolsa Ditadura'

Publicado em 5 de junho de 2021 às 11:15

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Data: 23/12/2015 - Rio de Janeiro (RJ) - Chico Buarque grava música em apoio as ocupações das escolas de Sao Paulo - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Lemos / Agencia O Globo - GZ
Chico Buarque. (Fernando Lemos/AG. O Globo)

Chico Buarque, 76, teve uma vitória na Justiça contra o Facebook. A rede social teve de apagar uma falsa notícia que afirmava que o cantor era uma das pessoas que recebiam uma suposta "Bolsa Ditadura".

De acordo com a fake news que circulava na plataforma, o governo federal pagaria indenizações mensais a cerca de 4.300 pessoas que sofreram perseguições políticas entre 1946 e 1988, entre as quais estaria o cantor e compositor.

Em páginas como a "Brasil Resiliente", fotos dele foram usadas junto com a notícia. Além disso, eram colocadas frases como "Sentindo falta do dinheiro público, né, meu filho?".

A juíza Fernanda Rosado de Souza, do 6º Juizado Especial Cível da Lagoa (zona oeste do Rio), determinou que a publicação fosse retirada, bem como todos os comentários feitos nela. Procurado pela reportagem, o Facebook informou que a ordem judicial já foi cumprida.

Em março, o artista se imunizou no Planetário do Rio, na Gávea (zona sul do Rio de Janeiro). "Vacinem-se. Viva o SUS!", escreveu no registro feito em seu Instagram.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais