Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cultura

Projeto de lei tenta socorrer editoras e livrarias em meio à crise do coronavírus

Se for aprovado, editoras e livrarias terão crédito em condições suaves, mas não poderão demitir

Publicado em 24 de Abril de 2020 às 09:08

Redação de A Gazeta

Publicado em 

24 abr 2020 às 09:08
livro, estudo, concurso
Editoras e livrarias poderiam, por exemplo, oferecer seus estoques como garantia para os empréstimos sugeridos na PL Crédito: Sedu/ Divulgação
Um projeto de lei (PL 2148/2020) apresentado nesta quinta (23), pelo senador Jean Paul Prates (PT/RN), tenta alterar a política nacional do livro para socorrer editoras em meio à crise do coronavírus.
As medidas anunciadas pelo PL atendem aos pedidos que editores independentes e entidades do livro têm feito, em cartas abertas e reuniões, ao Ministério da Economia e ao BNDES, por exemplo.
O projeto altera o artigo 7º da política nacional do livro, que determina, de forma vaga, que o Executivo deve criar formas de financiamento para o meio editorial, com linhas de crédito específicas.
O PL quer alterar esse artigo para incluir diversas especificidades. Se for aprovado, bancos e agências de fomento pública deverão oferecer crédito a empresas da cadeia editorial a juros abaixo dos praticados pelo mercado, prazo para começar a pagar enquanto durar o estado de calamidade e financiamentos de baixo valor, de menos de R$ 10 mil, entre outras medidas.
Outra das medidas seria flexibilizar a análise de crédito que tais bancos e agências realizam a fim de, por exemplo, aprovar financiamento para empresas inadimplentes. O mercado editorial também estaria dispensado - ou pelo menos contaria com mais flexibilidade - na hora de apresentar garantias diante dos empréstimos. Editoras e livrarias poderiam, por exemplo, oferecer seus estoques como garantia.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Cinco Pontes
Vias de Vila Velha serão bloqueadas para simulação de emergência nesta quinta (17)
Trump, Presidente dos Estados Unidos
Governo Trump acusa Brasil de falhar no combate a PCC e CV e cobra 'medidas firmes'
Imagem de destaque
Lei da atração vai além do pensamento positivo: conheça 5 formas de praticá-la

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados