> >
"Livros por Lívia": canal literário lança temporada com foco em obras capixabas

"Livros por Lívia": canal literário lança temporada com foco em obras capixabas

Espaço comemora um ano no YouTube com conteúdo especial, que foi premiado com recursos da Lei Aldir Blanc para a produção de 4 episódios sobre livros de escritores capixabas

Publicado em 14 de abril de 2021 às 14:00- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Projeto cultural capixaba
O projeto “Livros por Lívia” completa um ano no YouTube. (Divulgação | Livros por Lívia)

O projeto de divulgação literária chamado "Livros por Lívia", já existente há 8 anos, completa um ano no YouTube no próximo dia 30. Por meio dele, a escritora e jornalista Lívia Corbellari, nascida em Salvador e criada em Vitória, apresenta dicas de livro para os aficionados por leitura. Para a nova temporada deste ano, o canal preparou um conteúdo especial, que foi premiado com recursos da Lei Aldir Blanc para a produção de uma websérie de quatro episódios, comentando e apresentando obras de escritores do Espírito Santo.

Nas palavras da jornalista, o foco do projeto sempre foi a literatura contemporânea, produzida nos dias de hoje. A diferença desta nova temporada foi justamente o lançamento de resenhas, exclusivamente, sobre capixabas.

Os episódios já estão disponíveis. Para cada obra (confira a lista no fim da matéria), é apresentada uma resenha com as opiniões e impressões da jornalista, além de um resumo sobre cada um dos escritores. De acordo com Corbellari, o lançamento de cada um dos episódios foi muito positivo.

"Tivemos um retorno muito bom dos escritores que tiveram suas obras resenhadas e o público do canal também está gostando muito do conteúdo. Espero que os vídeos consigam ser vistos ainda mais e cumpram a função de gerar um registro e uma memória sobre a literatura capixaba e que este seja apenas o início de mais um trabalho de fomento à leitura no Espírito Santo", destacou a youtuber.

PRODUÇÃO

 Segundo Lívia, a diferença da nova fase também é perceptível por conta de vídeos mais profissionais. "Os recursos da Lei Aldir Blanc também proporcionaram a possibilidade de continuar com o canal mesmo depois do fim do projeto do edital, graças aos equipamentos e experiências adquiridas", enfatizou.

O trabalho foi gravado na casa da jornalista com ajuda de seu companheiro. "Nos dias da gravação contamos apenas com um assistente, pois tivemos que reduzir a equipe. Já o trabalho de produção e divulgação foi feito de forma remota com outros profissionais e apenas para alguns trabalhos, como a direção de arte, então fizemos alguns encontros individuais", contou.

Além da divulgação literária, o "Livros por Lívia" também fomenta eventos. "Produzo conteúdo para a internet sobre literatura e também eventos como saraus, lançamentos de livros, bate-papos, por meio dos recursos que eu consegui adquirir, como equipamentos de vídeo para profissionalizar os vídeos no YouTube, além de contar com uma equipe de profissionais para colaborar com o projeto", iniciou.

Segundo ela, um dos pontos mais importantes do projeto é fazer o conhecimento acerca da literatura circular e criar um intercâmbio entre autores e editoras do Espírito Santo e fazer com que o circuito se fortaleça. "Os quatro episódios propostos abordam diferentes temáticas e gêneros da literatura capixaba, como a ficção, a poesia, o teatro, o experimental, mostrando a diversidade e a qualidade das obras produzidas no estado”, finalizou Lívia Corbellari, idealizadora do projeto.

CONHEÇA OS LIVROS APRESENTADOS:

  • Livros por Lívia

    01

    “Lama” (2019 - Editora Pedregulho)

    Este é o terceiro livro da escritora Marília Carreiro. Partindo de questões sociais como a injustiça, a rotina esmagadora e a burocracia, Marília expõe as frustrações e contradições do ser humano em 20 contos, que muitas vezes beiram o fantástico e o absurdo.

  • Livros por Lívia

    02

    “Terra Sem Mal” (2015 - Editora Patuá)

    Livro de poemas de Waldo Motta, que se utiliza de linguagens e formas diversas, a partir de pesquisas sobre a cultura indígena e afrobrasileira.

  • Livros por Lívia

    03

    “Labirinto mínimo” (2019 - Editora Pedregulho)

    Este é o segundo livro de poemas de Fernanda Tatagiba. Uma busca pela compreensão do outro e pelo entendimento de si próprio por meio da natureza. Os caminhos e portas que se abrem são como labirintos.

  • Livros por Lívia

    04

    “Outras Tramas” (2019 - Editora Maré)

    É uma coletânea que reúne textos de 14 dramaturgas capixabas, fruto do projeto de formação de dramaturgas de mesmo nome, ambos organizados por Nieve Matos. O livro mostra a linha tênue entre o texto teatral e o literário e as diversas vivências de mulheres.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais