> >
Estudantes fazem enciclopédia cultural sobre o Norte do Espírito Santo

Estudantes fazem enciclopédia cultural sobre o Norte do Espírito Santo

Publicação produzida por alunos da Ufes será contínua e vai abordar culinária, costumes e tradições das comunidades pesqueiras de São Mateus, Conceição da Barra e entorno

Publicado em 11 de agosto de 2020 às 14:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Páginas publicadas na Enciclopédia Cultural do Norte Capixaba, feita por alunos da Ufes
Páginas publicadas na Enciclopédia Cultural do Norte Capixaba, feita por alunos da Ufes. (Enciclopédia Cultural do Norte Capixaba/Ufes/Reprodução)

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) já tem a Enciclopédia Cultural do Norte Capixaba publicada. O compilado, que continuará sendo abastecido de novos textos, traz informações que registram festas, tradições e culinária das comunidades pesqueiras de São Mateus, Conceição da Barra e entorno. O material, que ainda deve ter 11 capítulos publicados ainda neste ano, é fruto de trabalho de alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Ciências Biológicas.

Bárbara Morais dos Santos, aluna da Engenharia, é uma das que participou do projeto. Neste semestre, ela escreveu "Plantas Medicinais Norte Capixabas", um dos novos capítulos que compõem a obra universitária. "Os capítulos estão retratando desde símbolos religiosos, artes de pesca, pratos típicos, produtos comercializados pela população pesqueira... São assuntos diretamente ligados à cultura pesqueira capixaba", fala.

Assim, na enciclopédia você encontra assuntos como os santos cultuados e festas típicas da região, como São Benedito e São Sebastião que recebem eventos em sua homenagem nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra. O trabalho ainda tem uma parte gastronômica, mostrando produtos encontrados nos mercados municipais, e outra ligada à biologia, com plantas encontradas na região de Guriri. 

A enciclopédia, disponível para consulta pela web, só não está mais adiantada porque a pandemia da Covid-19 no Estado acabou impossibilitando alguns alunos de irem a campo para fazer pesquisas e fotos. Professora que coordenou os trabalhos, Marielce Ribeiro Tosta, da Ufes, lembra que alguns conteúdos podem ser feitos com base em material de arquivo. Outros, necessitam de observações mais aprofundadas dos universitários.

"Nós tratamos materiais que já temos de forma especial para que eles, esses arquivos que já existem, possam servir para as produções dos alunos. Mas, em algumas ocasiões, o aluno tem que ir a campo, o que ficou impossível pelo surto do coronavírus. Ainda assim, além das publicações que serão feitas ainda em 2020, pretendemos continuar com o projeto no ano que vem para irmos aumentando o acervo", garante.

Aspas de citação

Alguns autores não puderam compor o capítulo por inteiro, por não poderem viajar para pesquisar e fotografar. Mas como a produção é contínua, esperamos lançar todos os capítulos em breve

Bárbara Morais dos Santos
Universitária
Aspas de citação

RESULTADOS ACADÊMICOS

Além de Bárbara, outros 11 alunos das duas disciplinas da Ufes participaram das produções neste semestre. Segundo Marielce, os resultados acadêmicos deste grupo são sempre impressionantes. "Os alunos crescem muito quando entram no PET ProdBio (nome do projeto). Trabalho com alunos de todos os períodos e eles desenvolvem habilidades em várias áreas. Escrita, pesquisa de campo, relacionamento com os pescadores, que são uma comunidade fechada, e vejo resultados positivos de todos os lados", opina.

Este vídeo pode te interessar

A universitária corrobora: "O trabalho é sempre em equipe. Conforme o tempo passa, a ideia é de que mais capítulos sejam agregados à enciclopédia completa. A gente espera até, no futuro, novas ideias, inovações... O principal objetivo do projeto é dar visibilidade aos aspectos culturais das comunidades do Norte do Estado, que nem sempre são muito vistos pela própria sociedade".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais