> >
Com ajuda de uma Kombi, projeto difunde a literatura capixaba

Com ajuda de uma Kombi, projeto difunde a literatura capixaba

Por conta da pandemia, "Caravana Combiousa" será sem público presente e contará com sarau e bate-papos virtuais . Porém, o veículo irá rodar o ES para gravar as entrevistas e doar livros a bibliotecas públicas

Publicado em 31 de março de 2021 às 12:00- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Combiousa, a Kombi da editora Cousa, e a figura de Dom Quixote
Combiousa, a Kombi da editora Cousa, e a figura de Dom Quixote. (Nat Nobre/Divulgação)

Imagine uma Kombi toda estilosa levando a literatura capixaba a diversos cantos do Espírito Santo. A ideia é tão boa que ganhou apoio da Lei Aldir Blanc para circular neste ano. Trata-se do projeto "Caravana Combiousa", que mesmo com o cenário de pandemia não terá mudanças em seu propósito. Por conta do decreto de quarentena para conter o Covid-19, o evento foi transferido do cenário físico para o virtual. 

Assim, a programação que irá durar cerca de dois meses, levando literatura local e nacional através das redes sociais da editora capixaba Cousa. Nela, estão previstos saraus e bate-papos com autores capixabas. As conversas ainda serão gravadas e terão mediação feita por Saulo Ribeiro, editor da Cousa, e o escritor vencedor do prêmio Sesc de Literatura Caê Guimarães.

“É uma possibilidade de se conhecer um grupo importante de escritores e escritoras que estão produzindo a nova literatura brasileira e também uma forma de a gente criar mecanismos de difusão e de acesso”, explica o editor da Cousa, Saulo Ribeiro, sobre a iniciativa.

Inspirado nos eventos anteriormente promovidos na calçada da editora, na Rua Sete, no Centro de Vitória, o sarau “Cada Lugar na sua Cousa” contará com vídeos de 22 poetas de estados como Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Autores como Maria Amélia Dalvi, João Moraes, Suely Bispo, Henrique Rodrigues e Mariana Ianelli são alguns dos convidados com presença marcada.

Nesse sistema, um autor ou autora conta um pouco de sua trajetória e lê uma de suas produções autorais a cada vídeo do sarau. As postagens começam no dia 2 de abril, com a poeta e mestra em letras Maria Amélia Dalvi.

A programação segue todas as segundas, quartas e sextas, sempre às 19h, até todos os autores terem participado. Após Dalvi, os próximos vídeos a serem lançados no YouTube e Instagram da Cousa serão, respectivamente: o do escritor capixaba e músico João Moraes; e a também natural do Espírito Santo Cora Made.

O escritor carioca Henrique Rodrigues, autor de "Previsão Para Ontem"(Maurício Xavier/Divulgação)

Outro braço do projeto é o “Fazendo Literatura Em…”. Nele, autores de seis cidades capixabas irão falar sobre sua realidade literária. Nessa lista estarão: Ana Cristina Santos, de Pedro Canário; Salomão Silva Pinto (Sosó), de Conceição da Barra; Fabiane Taylor, de Piúma; Stel Miranda, de Vitória; Facção Inversa, de Guarapari; e Aluízio Ferreira Sueth, de Alegre. 

Para produzir o conteúdo dos bate-papos, a Kombi literária da Cousa, denominada “Combiousa”, irá passar por cada cidade em datas que não serão divulgadas ao público, visando evitar aglomerações. Ribeiro comenta que antes seria um bate-papo aberto na praça, mas por conta da pandemia, não foi possível.

“Isso não é evento, não vai ser chamado para isso, nem divulgado, a gente não quer fomentar de maneira nenhuma nenhum tipo de aglomeração”, reitera o editor, que conta que as gravações serão feitas com toda a prevenção necessária e que os vídeos ainda não têm previsão de postagem, pois dependem de uma melhora na segurança de saúde em relação à pandemia para serem produzidos.

LIVROS POR TODA PARTE

Além dos saraus e entrevistas com autores, o projeto ainda fará a distribuição de kits de livros contendo trinta obras capixabas das editoras Cousa, Maré, Pedregulho e Cândida dentro de uma réplica da Combiousa, feita em crochê pelo estúdio criativo Amanita.

"Bibliocombi", kit com trinta livros capixabas das editoras Cousa, Maré, Pedregulho e Cândida. (Nat Nobre/Divulgação)

Os kits serão entregues em uma escola pública de cada cidade pela qual a Kombi passará para gravar os vídeos, sendo elas Piúma, Vitória, Guarapari, Pedro Canário, Conceição da Barra e Alegre, totalizando seis escolas a serem contempladas. A Biblioteca Pública Municipal de Pedro Canário irá receber o sétimo kit.

O também escritor Saulo Ribeiro defende a importância da propagação das obras: “A gente não tem que pensar em livros só em termos de publicação, gráfica, papel ou formato virtual, isso é importante, mas a gente tem que pensar em como fazer para chegar nos leitores, nas pessoas, essa é a maior dificuldade”.

Para finalizar, Ribeiro adianta que um videomaker irá acompanhar todo o percurso da caravana, gerando um curta-metragem do projeto, que será postado nas redes da editora. O projeto é realizado pela editora Cousa com produção executiva de Lívia Egger.

SERVIÇO

  • CARAVANA COMBIOUSA
  • Sarau “Cada Lugar na sua Cousa”
  • Quando: A partir do dia 02/04, segundas, quartas e sextas
  • Horário: Sempre às 19h
  • Locais: Instagram e canal no YouTube da editora Cousa

  • PROGRAMAÇÃO
  • Maria Amélia Dalvi (02/04)
  • João Moraes (05/04)
  • Cora Made (07/04)
  • * As próximas atrações serão divulgadas posteriormente

  • “Fazendo Literatura Em…”
  • Os vídeos que serão gravados em cada uma das 6 cidades em que a caravana passará ainda não tem data de publicação definida. Quando definidas, as datas serão divulgadas nas redes sociais da Cousa.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais