> >
Seis filmes para conhecer o 'horror cósmico' de HP Lovecraft

Seis filmes para conhecer o "horror cósmico" de HP Lovecraft

O autor norte-americano, que revolucionou a literatura de terror, voltou aos holofotes com a estreia da série "Lovecraft Country", em cartaz na HBO

Publicado em 27 de agosto de 2020 às 13:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
"A Hora dos Mortos-Vivos" (1985) é um dos filmes baseados no horror cósmico criado por HP Lovecraft. (Empire Pictures/Divulgação)

“A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido”. A frase, repleta de símbolos e signos, é uma das mais célebres do autor norte-americano Howard Phillips Lovecraft, mais conhecido por H. P. Lovecraft, um gênio que revolucionou a literatura de horror, atribuindo a ela diversos elementos fantásticos de outros gêneros, como a fantasia e a ficção-científica. 

O escritor, morto em 1937, com apenas 46 anos, influenciou vários outros autores contemporâneos, especialmente a obra de Stephen King, ao criar o que chamamos de "Horror Cósmico", um universo opressor, repleto de criaturas monstruosas e sanguinárias - como Cthulhu, Nyarlathotep e Azathoth - de origem desconhecida.  São mundos paralelos, que conseguem expressar indiferença a crenças bastante difundidas na época de Lovecraft, como o Iluminismo e o Humanismo. 

Em obras como “O Chamado de Cthulhu” (seu conto mais importante), “Um Sussurro nas Trevas”, “A Cor que Caiu do Céu”, “Sombras Perdidas no Tempo” e “Nas Montanhas da Loucura”, vemos anti-heróis lutando para manter a sanidade mental, em situações capazes de jogá-los ao abismo existencial e a "portais da mente" repletos de escuridão e seres desconhecidos. 

Aproveitando a estreia da excelente série "Lovecraft Country", exibida aos domingos pela HBO, que explora o universo criado pelo escritor sob a ótica do racismo, o "Divirta-se" listou cinco filmes adaptados da literatura sombria de H. P. Lovecraft.  Em tempo: a emissora disponibilizou o primeiro episódio da atração no YouTube.  Vale a pena conferir.

Títulos como "It: A Coisa", a série "Alien", e os filmes da coletânea "Evil Dead", mesmo não sendo baseados diretamente na obra do autor norte-americano, contam com fortes elementos do horror cósmico, especialmente seres sobrenaturais de origem desconhecida. Portanto, não estaria errado dizer que são "lovecraftianos" em sua essência.

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    A COR QUE CAIU DO ESPAÇO (2020)

    O "versátil" Nicolas Cage estrela esse genuíno horror cósmico adaptado de um conto de H.P. Lovecraft escrito em 1927. Na trama, uma cidade no Massachussets é atingida por um meteorito, causando uma espécie de envenenamento da região. Situações estranhas, seres monstruosos e uma família em perigo é apenas o recheio do bolo. Sucesso de crítica, o filme resgatou a carreira de Cage após uma série de fracassos.  Disponível no Telecine Play.

  • 02

    RE-ANIMATOR: A HORA DOS MORTOS-VIVOS (1985)

    O longa estrelado por Jeffrey Combs e Barbara Crampton é baseado no conto “Herbert West: Reanimador”, e acompanha um médico que descobre como reviver tecidos mortos, com consequências desastrosas. A direção é do competente Stuart Gordon e mistura, com maestria, ficção-científica e elementos de uma das obras mais "sagradas" de Lovecraft,  "Necronomicon". Segundo o próprio autor, o livro teria sido escrito em Damasco, por volta de 730 d.C., por Abdul Alhazred. O  texto seria capaz de ensinar como trazer os mortos de volta à vida, por meio de magia negra. Outra produção célebre baseada em "Necronomicon" é a série "Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio", de Sam Raimi, um dos grandes fás da obra de Lovecraft.  "Re-Animator" está disponível em DVD no Brasil.

  • 03

    O CHAMADO DE CTHULHU (2005)

    Lançado em 2005, o longa em preto e branco, que conta com direção de Andrew Leman, é um dos filmes mais fiéis ao universo de horror criado por HP Lovecraft. Com elementos expressionistas, a história conta os dilemas de um homem que, ao resolver os assuntos de seu falecido tio, acidentalmente tropeça em uma série de segredos obscuros conectados à terrível criatura mística que vive nas profundezas do Oceano Pacífico.  Cthulhu, um ser ancestral com formato de polvo gigante, vários olhos e "gosto" por sangue, também foi inspiração do famoso game  "Call Of Cthulhu", lançado em 2018. "O Chamado de Cthulhu" está disponível em DVD. 

  • 04

    "À BEIRA DA LOUCURA" (1990)

    Obra-prima do mestre John Carpenter livremente inspirado em “Nas Montanhas da Loucura”. O filme é uma síntese da literatura de HP Lovecraft: pessoas lutando pela sanidade mental após embarcarem em um universo marcado por criaturas desconhecidas.  Na trama, um investigador (Sam Neill) é contratado para achar Sutter Cane (Jürgen Prochnow, grande ator), um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu. O filme está disponível na iTunes e merece ser conferido.

  • 05

    O FILHO DAS TREVAS (1991)

    Baseado no conto “O Caso de Charles Dexter Ward”, escrito em 1941, o longa, dirigido por Dan O'Bannon, pode ser considerado mais uma das boas adaptações da obra do autor norte-americano. Na  trama, uma mulher (Jane Sibbett) pede ajuda a um detetive particular (John Terry) para descobrir o que o marido (o sempre ótimo Chris Sarandon) está fazendo em uma cabana remota de propriedade de sua família há séculos. Disponível em DVD. 

  • 06

    LOVECRAFT: MEDO DO DESCONHECIDO (2008)

    Para conhecer melhor o universo lovecraftiano, é interessante conferir esse intrigante documentário lançado em 2008. Trata-se de um estudo sobre a vida e a obra do Lovecraft, contando, também, com depoimentos de artistas que foram influenciados por seus trabalhos, como Neil Gaiman, Guillermo del Toro, Stuart Gordon e John Carpenter. Disponível legendado gratuitamente no YouTube.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais