> >
FestCine Pedra Azul exibe 14 curtas que marcaram os três anos de festival

FestCine Pedra Azul exibe 14 curtas que marcaram os três anos de festival

Com sessões gratuitas e exibidas no  site do festival, evento acontece neste sábado (22) e domingo (23)

Publicado em 21 de maio de 2021 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O curta-metragem
O curta-metragem "A Mesa no Deserto" é uma das atrações do 3º FestCine Pedra Azul. (FestCine Pedra Azul)

Pelo segundo ano consecutivo apostando no formato on-line, por conta da pandemia do novo coronavírus, o FestCine Pedra Azul, normalmente realizado em Domingos Martins, acontece neste sábado (22) e domingo (23). Sem a possibilidade de promover sessões presenciais, o evento optou por resgatar uma seleção com 14 curtas-metragens exibidos em seus três anos de história.

Os curtas estão divididos em duas sessões não-competitivas: "Mostra Digital - 3 Anos de Memória", que acontece no sábado (22), a partir das 19h, e "Projeto Cinema na Escola", que será exibido no domingo (23), a partir das 9h.

Os títulos serão transmitidos pelo site oficial do festival. A programação é gratuita e cada filme ficará disponível por 24 horas. 

Diretor do FestCine Pedra Azul, Marcoz Gomez comemorou a possibilidade de realizar essa nova edição do evento, mesmo sem a possibilidade das sessões presenciais.

“Em meio a toda dificuldade que nos cerca atualmente, nós não desistimos. É um orgulho muito grande poder produzir a mostra, mesmo em formato digital. Temos certeza de que será mais um sucesso, fortalecendo ainda mais nosso festival, divulgando o Espírito Santo e disseminando a cultura brasileira dentro e fora do país, através das exibições no formato on-line”, destaca.

Lucia Caus, diretora executiva da mostra, também afirma ser importante organizar o festival digital, mesmo em épocas de crise sanitária.  "O FestCine Pedra Azul é um evento que se consolida a cada ano. Um espaço de fomento do audiovisual de várias partes do Brasil e do mundo. Essa mostra retrospectiva é uma nova oportunidade de conferir o talento e a criatividade da produção recente do audiovisual brasileiro", pontua.

DESTAQUES

A "Mostra Digital - 3 Anos de Memória" reúne seis filmes, com tradução em libras, que apresentam um recorte da criatividade e da pluralidade da produção recente do cinema brasileiro a partir da curadoria realizada no FestCine Pedra Azul.

São eles: "A Mesa no Deserto", de Diego Scarparo; "A Volta para Casa", de Diego Freitas; "Cuida de Mim"; de Liziane Bortolatto; "Entreolhares", de Ivann Willig; "Lucia Voltou a Fumar", de Iuri Bermudes; e "Nova Iorque", de Leo Tabosa.

Na mostra "Projeto Cinema na Escola", que tem classificação livre, as exibições são voltadas para o público escolar, com filmes que podem ser assistidos por toda a família. A janela, que exibe oito produções, é uma ferramenta educacional que usa o audiovisual para levar conhecimento aos estudantes. 

Com Lima Duarte, o curta
Com Lima Duarte, o curta "A Volta para Casa" será exibido no festival de cinema de Pedra Azul. (FestCine Pedra Azul)

Os filmes da sessão também foram exibidos nas edições anteriores da mostra. São eles: "A Piscina de Caíque", de Raphael Gustavo da Silva; "O Vale", de Guilherme Fernandes e Lucas Bogo; "A Semente do Ler e do Contar", de Edson Carvalho; "Vinillis Frutiferis", de Victorhugo Passabon Amorim; "Hornzz", de Lena Franzz; "Fotografias", de Marcelo Giannini; "Liga da Mata", de Sergio Kalili; e "Segunda Guerra Mundial", de Rhuan Prado Suhett.

3º FESTCINE PEDRA AZUL

Este vídeo pode te interessar

  • QUANDO: sábado (22), a partir das 19h, e domingo, a partir das 9h. No sábado, serão exibidos seis filmes da "Mostra Digital - 3 Anos de Memória" e, no dia seguinte, oito produções do "Projeto Cinema na Escola"
  • COMO VER: as exibições são gratuitas e acontecem no site do festival. Cada título ficará disponível por 24 horas

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais