Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Editorial
  • Existe um jeito de fazer com que um inocente e um malandro não se encontrem na internet
Opinião da Gazeta

Existe um jeito de fazer com que um inocente e um malandro não se encontrem na internet

Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que o estelionato é o crime mais temido no país

Publicado em 27 de Julho de 2026 às 05:00

Públicado em 

27 jul 2026 às 05:00
Redação de A Gazeta

Colunista

Redação de A Gazeta Redação de A Gazeta
Celular, tecnologia, idoso, golpe, virtual
Golpes pelo celular Reprodução

Diz uma máxima popular que todo dia saem de casa um inocente e um malandro que vão acabar se encontrando, mas com a internet a lógica dos golpes há muito deixou de ser presencial. Ninguém precisa estar na rua para ser a próxima vítima diante dos perigos da vida virtual.


E esse tem sido um problema crescente de segurança pública: no Espírito Santo, os golpes eletrônicos tiveram um crescimento de 19,5% em 2025 e ajudaram a impulsionar o tradicional estelionato, que há cinco anos encabeça o ranking dos crimes patrimoniais no Estado, superando roubos e furtos.


Os dados são do mais recente Anuário de Segurança Pública e foram divulgados na semana passada pela colunista Vilmara Fernandes. Estatisticamente, é como se uma pessoa sofresse um golpe a cada dez minutos no Espírito Santo.


Os golpes e fraudes mais comuns, de acordo com o levantamento, são clonagem ou troca de cartão (45%), golpe do WhatsApp (34%), falsa central bancária (31%), golpe do Pix (24%), uso indevido de CPF via SMS (13%) e leilão ou loja falsa (10%). 


Existe uma sensação de impunidade, mesmo que se saiba que é cada vez mais possível derrubar o anonimato dos criminosos na internet. Mas esses crimes têm apuração ainda mais dificultada porque em muitos casos são redes que podem estar em qualquer lugar do mundo.


A lei 14.155/2021 alterou o Código Penal há cinco anos para aumentar o tempo de cadeia para quem aplicar golpes e furtar dados no ambiente digital. Mas até se chegar à prisão de quem pratica esses crimes, o caminho costuma ser longo e tortuoso. Há operações policiais sistemáticas para desbaratar quadrilhas, mas ainda com a dimensão de uma agulha no palheiro. 


É um desafio e tanto, e um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que o estelionato é o crime mais temido no país, com mais de 83% dos brasileiros assinalando quem têm medo de serem a próxima vítima. 


O maior escudo para esses golpes é a educação virtual, que precisa ser massiva. Levar o conhecimento do que é a engenharia social a um maior número de pessoas, porque engana-se quem pensa que só idosos são as vítimas. As técnicas de manipulação para convencer a pessoa a revelar dados e informações pessoais são muito engenhosas. As políticas públicas para combater a falta de informação precisam estar no mesmo nível.


De certa forma, o temor das pessoas ajuda a torná-las mais prevenidas. Outro ponto é aumentar a desconfiança quando diante de "oportunidades imperdíveis". É a educação pode colocar um freio na malandragem, tanto na vida real quanto na virtual.

LEIA MAIS EDITORIAIS

Uma chance a mais para o cumprimento de um dever

Cheiro de esgoto no mar de Manguinhos: população precisa saber o que está acontecendo

Incêndio em galpão do TJES e a lição de uma tragédia anunciada

Motociclistas não param de morrer no trânsito e nada muda

Câmaras de Vereadores devem ter radar sempre ligado para desvios de conduta

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta Redação de A Gazeta

Fique por dentro das últimas notícias do Espírito Santo, do Brasil e do mundo com a redação de A Gazeta

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Por que jovens chineses são tão fascinados com Mao Tsé Tung, cuja morte completa 50 anos?
Imagem BBC Brasil
Fachin decide ser relator de caso Moraes-Vorcaro, e retira também de Mendonça processos ligados ao Master e ao escândalo do INSS
Imagem de destaque
Fachin dá 24 horas para PF informar sobre custódia e estado de celular de Vorcaro

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados