Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Economia
  • Procon quer que Google explique como protege celulares em caso de roubo
Em São Paulo

Procon quer que Google explique como protege celulares em caso de roubo

A entidade quer saber se a empresa oferece bloqueio de sistema operacional para os aparelhos que tiveram a identidade do celular vinculada a algum crime

Publicado em 26 de Maio de 2022 às 17:59

Agência FolhaPress

Publicado em 

26 mai 2022 às 17:59
O Procon-SP notificou o Google nesta quarta-feira (25) para que a empresa preste esclarecimento sobre as medidas de segurança do sistema Android em caso de roubo e furto de celulares.
A entidade quer saber se a empresa oferece bloqueio de sistema operacional para os aparelhos que tiveram o Imei (espécie de identidade do celular) vinculado a algum crime, e se possui tecnologia para impedir o funcionamento do sistema.
tecnologia; celular; computador
O Procon quer saber se o Google tem tecnologia para impedir o funcionamento do celular Crédito: Pixabay
Segundo o diretor-executivo do Procon, Guilherme Farid, foi realizada uma reunião com representantes do Google. A empresa, porém, não compareceu ao segundo encontro. "Deste modo, encaminhamos a notificação para obter mais explicações", afirma ele.
Como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, a ação de quadrilhas que roubam celulares e conseguem invadir contas bancárias digitais deixou usuários em alerta e com receio de usar seus dispositivos nas ruas de São Paulo.
Farid diz que esses episódios levaram as pessoas a recorrerem ao Procon. O órgão de defesa do consumidor também quer que a empresa esclareça se, quando o Android é instalado no aparelho, o sistema operacional identifica e registra o Imei —e se gera vinculação em algum banco de dados do Google.
Procurado, o Google afirmou que não irá se manifestar sobre o assunto. A empresa tem até o dia 27 de maio para responder aos questionamentos do Procon.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Luminol revela manchas de sangue em parede da casa de idoso encontrado morto em Vila Velha
Imagem de destaque
Após anos de tentativas, criança do ES com AME vai receber "remédio mais caro do mundo"
Pratos do Caçarola Bistrot para o Dia das Mães
10 restaurantes do ES com pratos especiais para o almoço do Dia das Mães

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados