> >
PEC Emergencial: relator mantém texto e Câmara aprova admissibilidade

PEC Emergencial: relator mantém texto e Câmara aprova admissibilidade

Proposta de Emenda Constitucional que libera o auxílio emergencial e cria gatilhos fiscais teve aval para seguir tramitando na Câmara e deve ter a votação concluída nesta quarta-feira (10). Texto já passou pelo Senado

Publicado em 9 de março de 2021 às 21:48- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados. (Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

Após o relator da PEC Emergencial na Câmara, deputado Daniel Freitas (PSL-SC), apresentar um parecer favorável à aprovação do texto da forma como ele veio do Senado, o plenário aprovou na noite desta terça-feira (9) a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional por 366 votos a 118.

Esse é primeiro passo para a votação do texto que permite a retomada dos pagamentos do auxílio emergencial para vulneráveis durante a pandemia da Covid-19. A proposta deve ser votada no mérito nesta quarta-feira (10) e precisa ser aprovada em dois turnos de votação pelos deputados, com no mínimo 308 votos - três quintos dos parlamentares, a chamada maioria absoluta.

Parlamentares da oposição trabalharam para obstruir o texto ao longo desta terça. Eles defendiam o fatiamento da proposta, sem vincular o pagamento do benefício a medidas de ajuste fiscal, como a proibição a reajustes de servidores, algo que consideravam chantagem por parte do governo.

Mais cedo, o relator, Daniel Freitas, rejeitou 14 emendas de plenário apresentadas pelos deputados, que poderiam mudar o teor da proposta, pregou a manutenção do equilíbrio fiscal e defendeu o pagamento do benefício até que o governo providencie a vacinação em massa da população.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais