Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Criptomoeda

O Bitcoin é uma boa alternativa de investimento?

Entenda os riscos de se investir na principal criptomoeda do mundo.

Publicado em 27 de Setembro de 2022 às 11:10

Públicado em 

27 set 2022 às 11:10
Vicente Duarte

Colunista

Vicente Duarte

O Bitcoin (BTC) foi criado com o objetivo de ser uma moeda virtual, para uso no comércio de bens e serviços via internet, sem a interferência de governos ou bancos.
Porém, na minha coluna anterior, vimos que por conta da grande volatilidade em sua cotação o Bitcoin não apresenta as principais funções necessárias para que possa ser considerado uma moeda.
Se por um lado a alta volatilidade atrapalha que o criptoativo exerça as funções de moeda, por outro a grande variação de preço proporcionou ganhos extraordinários para algumas pessoas que investiram ao longo da última década.
As histórias de sucesso de pessoas que investiram menos de R$ 100,00 e ganharam milhões com o Bitcoin são realmente estimulantes. Mas, a rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros.
Todo investimento apresenta riscos e conhecê-los é parte importante da tomada de decisão. Em relação ao mercado de criptoativos, um dos principais perigos são as fraudes envolvendo pirâmides financeiras, corretoras falsas e outras armadilhas. Para evitar cair em golpes, é importante conhecer os principais esquemas dos criminosos.
Outro ponto de atenção em relação ao investimento em BTC é o risco de mercado, que está ligado ao comportamento do sistema e do mercado financeiro de maneira geral. Por conta disso, está atrelado às variações de preços e de indicadores e de como eles respondem às situações apresentadas.
criptomoeda, criptoativo, bitcoin
Bitcoin Crédito: Pexels
A cotação do Bitcoin, desde a sua criação até os dias de hoje, não está livre da influência do mercado financeiro global. O BTC foi criado no mesmo ano em que estourou a crise mundial do subprime. Com o objetivo de evitar a quebradeira geral, os bancos centrais de vários países diminuíram bastante as taxas de juros e injetaram liquidez nos mercados. Como consequência, houve uma busca por maiores rentabilidades e um grande crescimento da demanda por ativos de risco, como os criptoativos.
Atualmente, estamos observando um movimento contrário. Com o advento da pandemia em 2020 e a guerra na Ucrânia em 2022, a inflação disparou na Europa, nos Estados Unidos e em outros países. Com isso, os bancos centrais estão aplicando uma política monetária contracionista, ou seja, estão aumentando os juros e reduzindo a liquidez dos mercados. A consequência é o aumento da força de venda de criptoativos e a busca por ativos mais seguros.
Nesse contexto, podemos concluir que o Bitcoin está barato e seu preço vai subir quando acabar a guerra na Ucrânia? É uma possibilidade. Porém, o mercado de tecnologia é muito dinâmico e já foram criados milhares de outros criptoativos. Não é possível prever quais são os ativos que vão surfar a próxima fase de alta liquidez do mercado e nem quando acontecerá.
Além disso, o BTC tem sido alvo de críticas por parte da sociedade que está preocupada com o meio ambiente. Seu processo de mineração demanda o emprego de computadores superpotentes — com altíssimo poder computacional — para processar dados e tentar resolver equações matemáticas complexas por meio de tentativa e erro, o que gera um grande gasto de energia. Existem outras criptomoedas que consomem muito menos energia e tempo para registrar suas transações.
Aos leitores interessados em considerar o Bitcoin como uma alternativa de investimento, a dica é procurar seu gerente bancário. Ele vai aplicar uma avaliação de perfil de investidor e orientá-lo a montar uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil.

Vicente Duarte

Graduado em Economia pela Ufes, com MBA em Gestao Financeira e Controladoria pela FGV e MBA em Digital Business pela USP. Atua ha 15 anos no mercado financeiro e atualmente e diretor do Banestes.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Arma usada pelo suspeito foi apreendida pelas corporações
Homem com faca assusta comerciantes e pedestres no Centro de São Mateus
Sede do PicPay em Vitória
Há impactos para clientes do PicPay após operação da PF? Entenda
Serra recebe festival de cervejas artesanais com entrada gratuita; veja programação

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados