Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo, integrado com Purdue University Calumet (EUA). Especialista em Análise Financeira pela PUC-RS. Sócio da Valor Investimentos e chefe da mesa de renda variável Matriz. CFA®️Program Participant, CFA Institute.

Bolsa pode continuar 'barata' por mais tempo do que o esperado

Cenário de juros mais elevados, crescimento menor e gestão das estatais sem o foco nos acionistas tem reflexo na Bolsa

Vitória
Publicado em 04/01/2023 às 17h24

O governo Lula vem dando uma série de sinais que indicam aumento de gastos maiores do que o esperado, sem uma contrapartida de redução de custos. Além disso, na parte da arrecadação, medidas como a extensão da desoneração da gasolina diminui a capacidade de receita do governo. Discursos nesse sentido vêm gerando uma série de consequências nos mercados, seja nos juros, na moeda ou na Bolsa.

Com perspectiva de maiores gastos e estímulo à atividade econômica por parte da demanda, o mercado projeta que os juros se manterão em patamares elevados por um tempo mais longo, o que, por um lado, é péssimo para a atividade econômica, visto que o custo de financiamento aumenta, reduzindo capacidade de investimento e crescimento do país.

Por outro lado, o investidor mais conservador deverá ter bons meses pela frente com as aplicações de renda fixa rendendo o famoso 1% ao mês, sem risco.

Com a percepção de aumento do risco Brasil, o dólar volta a negociar próximo dos R$ 5,50. Isso poderia ser pior, mas graças ao patamar de juros que temos atualmente, a moeda brasileira tem conseguido se defender bem contra o dólar, pois o investidor estrangeiro tem buscado investimento em juros no Brasil, visto que o país atualmente possui um dos maiores juros reais do mundo.

E a Bolsa, que estava negociando próximo de 118 mil pontos no momento da eleição, já passa a negociar próximo dos 105 mil pontos, refletindo o cenário de juros mais elevados, crescimento menor e gestão das estatais sem o foco nos acionistas.

A Bolsa está “barata”, independentemente do indicador usado para avaliá-la. Porém, para subir, é necessário que se tenha um comprador, seja investidor doméstico, seja estrangeiro. Com juros tão elevados, a propensão para se tomar risco do investidor diminui, e podemos ter uma Bolsa barata por um tempo mais longo do que esperávamos.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Bolsa de Valores Taxa de Juros Romero Oliveira dinheiro Mercado de Ações Governo Lula

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.