> >
Capacitações gratuitas oferecidas pelo Crea-ES estimulam a produtividade agrícola no Estado

Capacitações gratuitas oferecidas pelo Crea-ES estimulam a produtividade agrícola no Estado

Nos últimos dois anos, o Crea-ES tem investido no aperfeiçoamento técnico, científico e tecnológico como meio de contribuir para o desenvolvimento contínuo das cadeias produtivas no campo

Publicado em 1 de julho de 2022 às 16:48

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), além de atuar como órgão fiscalizador, nos últimos dois anos tem investido na capacitação dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), nos últimos dois anos tem investido na capacitação dos profissionais da área. (Crea-ES/Divulgação)
  • Estúdio Gazeta

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
  • Crea-ES

Engana-se quem pensa que agricultura e tecnologia são áreas distintas. Pelo contrário, até o alimento chegar à mesa, muitas etapas de produção e inovação o envolveram, não só para garantir a produtividade, mas também a segurança alimentar. Hoje, o campo está mais digital do que nunca e o impacto disso promove a redução dos custos e mais sustentabilidade na hora do cultivo.

Quem confirma esses resultados é o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq-USP). Segundo um levantamento promovido pela Instituição, no último ano o agronegócio alcançou participação de 27,4% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Além disso, para a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no Brasil já adotaram algum tipo de inovação tecnológica e, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 84% dos agricultores utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.

Profissionais em uma das capacitações práticas promovidas pelo Crea-ES
Profissionais em uma das capacitações práticas promovidas pelo Crea-ES. (Crea-ES/Divulgação)

Entretanto, para implementar essas tecnologias no campo, é preciso que os profissionais estejam cada vez mais capacitados e preparados para as inovações. Por isso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), além de atuar como órgão fiscalizador, nos últimos dois anos tem investido na capacitação dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências.

“Estamos vivendo um boom na agricultura e pecuária, mas ainda falta mão de obra qualificada. Nossa preocupação atual é promover essa atualização profissional. O objetivo é tornar a tecnologia acessível a esses trabalhadores para que assim a sociedade também saia ganhando com a garantia de uma segurança alimentar”, destaca o presidente do Crea-ES, Jorge Silva.

CREA-ES OFERECE CURSOS E WORKSHOPS

Só ano passado, por exemplo, foram mais de 105 palestras, seminários, workshops e cursos gratuitos oferecidos pelo Crea-ES, além de 110 bolsas de estudos sorteadas para os profissionais. Para 2022, a expectativa é aumentar os investimentos e levar mais oportunidades para profissionais no interior do Espírito Santo, junto ao programa de interiorização do Conselho.

“Quando viabilizamos a capacitação profissional, estamos contribuindo, ainda mais, para que o profissional seja inserido no mercado de trabalho. Não só isso, também garantimos a disseminação de técnicas e conhecimentos cada vez mais modernos e que, em muito, contribuem para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e sustentável do nosso Estado”, afirma Jorge Silva.

Quem ficou interessado, pode acessar o site e ficar ligado na divulgação desses seminários na aba “Cursos e Eventos”
Quem ficou interessado, pode acessar o site e ficar ligado na divulgação desses seminários na aba “Cursos e Eventos”. (Crea-ES/Divulgação)

Quem ficou interessado, pode acessar o site e ficar ligado na divulgação desses seminários na aba “Cursos e Eventos”. A programação é aberta para os profissionais da área, mas aqueles que são registrados no Crea-ES possuem preferência na hora das inscrições.

CREA-ES

  • Aspas de citação

    Rua Izidro Benezath, 48, Enseada do Suá, Vitória-ES - CEP 29050-30

    Aspas de citação
  • Aspas de citação

    (27) 3221-2700

    Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais