> >
Setores com vagas de emprego 'sobrando' no ES

Setores com vagas de emprego "sobrando" no ES

Apesar de mais de 10% dos trabalhadores no Espírito Santo estarem desempregados, em alguns setores do mercado falta mão de obra; Veja quais são

Publicado em 3 de março de 2020 às 18:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cargo de operador de maquina: faltam profissionais qualificados. (Freepik)

Para conseguir selecionar um candidato que se encaixe nos requisitos de uma vaga de operador de máquina, a diretora-geral da empresa de recrutamento Psicoespaço, Maria Teresa Cardoso, precisou recorrer às redes sociais e ao rádio para ajudar na divulgação.

O setor industrial, um dos que mais aquecem a economia, é também um dos que mais tem dificuldade em contratar. Segundo a diretora, o principal obstáculo é a falta de capacitação dos profissionais.

Aspas de citação

As pessoas não têm técnica, não têm capacitação. O setor exige cursos específicos para operar alguns equipamentos. É preciso ficar sempre atento às demandas do mercado, pesquisar as tendências, e se atualizar, para não ficar para trás

Maria Teresa Cardoso
Diretora da Psicoespaço
Aspas de citação

Nas áreas de tecnologia e telecomunicação também falta mão de obra. Diretora da Center Rh, Eliana Machado pontua que o setor cresce rápido e ainda não há cursos o suficiente no Estado para capacitar os profissionais.

Para Eliana, a formação na área é essencial, mas não basta. “Hoje as empresas procuram por profissionais com perfil de liderança. Existe esse estigma de que profissionais de TI são tímidos e reclusos, mas para conquistar o mercado é preciso mudar isso e se desenvolver como líder.”

As recrutadoras ainda destacam outro fator que dificulta a contratação: a falta de domínio do Inglês. De acordo com as diretoras, cargos de gestão e controladoria exigem esse conhecimento. “O inglês não é mais segundo idioma, ele já faz parte da nossa vida. Mas muitas pessoas ainda não se preocupam com isso.” pontua Maria Teresa.

CONFIRA OS CARGOS QUE ESTÃO ABERTOS

PSICOESPAÇO
Inscrições no site

  • Analista de controladoria
  • Técnico de panificação
  • Impressor flexográfico

  • Analista de suporte telecom
  • Desenvolvedor react sênior
  • Instalador e reparador de rede

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais