> >
Jovens com curso superior podem se inscrever em programa de líderes

Jovens com curso superior podem se inscrever em programa de líderes

As oportunidades são gratuitas e oferecidas pelo Ensina Brasil. Podem participar quem tem licenciatura e bacharelado

Publicado em 4 de agosto de 2022 às 10:02

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
jovem
Chances são para jovens recém-formados. (Pixabay)

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil. Parte do movimento Teach For All, que está presente em 61 países, a organização tem o propósito de desenvolver jovens talentos para atuarem como líderes de impacto e capazes de resolver problemas complexos, como por exemplo, a falta de uma educação pública de qualidade para todos. Os interessados podem se inscrever pelo site.

Na 7ª edição do programa, serão centenas de vagas para os inscritos pré-selecionados, que tenham se formado entre dezembro de 2013 e janeiro de 2023 em cursos de licenciatura e bacharelado. Desde a primeira turma em 2017, mais de 600 jovens se formaram ou estão cursando o programa, que já teve mais de 68 mil inscritos desde a primeira edição, sendo numericamente mais concorrido do que o curso de medicina na USP.

“Nosso programa atrai jovens que poderiam fazer qualquer coisa da vida, mas escolhem colocar a mão na massa para trabalhar por um propósito: melhorar a educação no país. Acreditamos no poder coletivo das pessoas e no esforço compartilhado para que todos tenham uma educação de qualidade”, afirma a diretora-presidente e cofundadora do Ensina Brasil, Erica Butow.

Para se candidatar às vagas do programa não é necessário ter licenciatura ou experiências anteriores como professor. Após o processo de seleção, os pretendentes passam por quatro semanas de treinamentos diversos e, depois desse período, são encaminhados para cerca de 120 escolas localizadas em diversas cidades do país, onde o Ensina Brasil tem parceria com governos estaduais e municipais.

Ao todo, são mais de 930 horas de formação, durante os dois anos, visando a desenvolver competências como, por exemplo, resolução de problemas, criatividade e inovação, autoconhecimento, trabalho em rede e colaboração. São disponibilizadas diversas atividades como trilhas de formação, programa de mentoria, tutoria pedagógica, conversa com lideranças, plano de desenvolvimento individual (PDI), entre outros momentos presenciais ou virtuais.

Para os bacharéis, é oferecida a Licenciatura, com formação pedagógica em universidade credenciada pelo MEC, para que possam aperfeiçoar as práticas docentes. Há também um conjunto de formações voltados para o processo de transição, após os dois anos de Programa, pensando na continuidade do desenvolvimento dos participantes e na ampliação de suas oportunidades profissionais.

Critérios para participar do processo seletivo:

  • Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
  • Português fluente;
  • Curso superior completo, de licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2013 e janeiro de 2023; (Caso já atue como professor das redes públicas de ensino em que o Ensina Brasil atua, o interessado poderá se inscrever com curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2008 e janeiro de 2023);
  • Diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;
  • Disponibilidade para participar da formação inicial com 2 módulos:
    Dezembro de 2022: modelo remoto e on-line de formação, com carga horária média de 40 horas, com formações assíncronas e síncronas (em horário não comercial);
    Janeiro de 2023: modelo remoto e on-line de formação, a partir de 4 de janeiro, com 120 horas estimadas de carga horária em formações predominantemente síncronas (em horário comercial) e assíncronas.
  • Disponibilidade para participar do Programa de Desenvolvimento do Ensina Brasil imediatamente após o término do “Intensivão” e a tempo do início do semestre letivo de 2023, permanecendo pelo período de dois anos letivos. Normalmente, o início das aulas se dá em fevereiro, mas devido ao contexto da Covid-19, essa confirmação ocorrerá ao longo do segundo semestre de 2022.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais