Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 16:27
O governo do Espírito Santo está preparando um novo concurso público com mais de mil vagas para soldado da Polícia Militar ainda neste ano. O número de vagas foi confirmado para A Gazeta nesta quinta-feira (16) pelo comandante-geral da corporação, coronel Douglas Caus. A realização de uma nova seleção para a corporação havia sido antecipada na semana passada pela jornalista Diná Sanchotene.
O coronel Douglas Caus detalhou os investimentos realizados pelo governo estadual na Polícia Militar. Ele destacou a aquisição de equipamentos, viaturas e armamentos, além da reestruturação da tropa com a incorporação de novos policiais e reformas de unidades da corporação. Caus também lembrou que, em 2022, o governador Renato Casagrande (PSB) autorizou a realização de um concurso público para mil novos soldados na Polícia Militar. Esse efetivo foi formado ao final de 2024, e atualmente mais mil novos PMs estão em formação na academia, com previsão de conclusão de outubro deste ano.
Coronel Douglas Caus
Comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo."Estamos tratando com o governador e com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para agilizar ao máximo a autorização, a contratação da empresa responsável pela aplicação das provas e outros processos necessários, além das fases internas da Polícia Militar. Será este ano. Este ano haverá autorização. E a cereja do bolo é que temos um concurso de oficiais da Polícia Militar, cuja turma aprovada entrará na academia em fevereiro. Além disso, a última turma que está na academia como aspirante se formará também em fevereiro", disse o coronel Douglas Caus, comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo.
Coronel Douglas Caus
Comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo.Em matéria publicada por A Gazeta em 9 de janeiro, a jornalista Diná Sanchotene destacou uma declaração do governador Renato Casagrande, confirmando que novos concursos públicos serão realizados em 2025, entre eles, o da PM. “Vamos abrir também concursos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Ficamos muito tempo sem processos seletivos para o cargo de soldados, de 2015 a 2018. Agora, precisamos recuperar o tempo perdido e contratar policiais em todas as carreiras da força de segurança e também para agente socioeducativo”, afirmou o governador na ocasião.
O novo concurso, segundo Caus, deve seguir os mesmos moldes do último processo seletivo para soldado da Polícia Militar no Espírito Santo. Confira as regras do concurso anterior, que oferecia mil vagas e convocou dois mil novos soldados.
REGRAS DO ÚLTIMO CONCURSO PARA SOLDADO DA PM NO ES (2022)
REQUISITOS
PROVA OBJETIVA
No concurso anterior havia prática de redação com a prova objetiva.
TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta