Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Árbitros brasileiros que apitaram em Copas do Mundo: Carlos Eugênio Simon

Simon foi o árbitro brasileiro que mais apitou em Copas do Mundo. Ele foi a três edições seguidas: 2002 (Japão/Coreia do Sul), 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul)

Publicado em 12/05/2022 às 02h00
Carlos Eugênio Simon apitou em três Copas do Mundo
Carlos Eugênio Simon apitou em três Copas do Mundo. Crédito: Clive Mason/Getty Images/ Fifa/DIvulgação

Na série “Árbitros brasileiros que apitaram em Copas do Mundo”, o nome da coluna desta quinta-feira (12) é Carlos Eugênio Simon.

Simon foi o árbitro brasileiro que mais apitou em Copas do Mundo. Ele foi a três edições seguidas: 2002 (Japão/Coreia do Sul), 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul), porém nunca apitou uma final de Copa.

Em 2002, Simon arbitrou em duas partidas, ambas da primeira fase: Inglaterra 1 x 1 Suécia, e México 1 x 1 Itália. NCopa de 2006 atuou em Itália 2 x 0 Gana, Espanha 3 x 1 Tunísia e Alemanha 2 x 0 Suécia, esta última partida válida pelas nas oitavas de final.

Já na Copa de 2010, juntamente com os assistentes e compatriotas Altemir Hausmann e Roberto Braatz, apitou dois jogos: Inglaterra x EUA, e Alemanha x Gana. No entanto, não foi relacionado na lista final dos árbitros que poderiam ser escolhidos para as semifinais e finais do mundial.

Simon é gaúcho da cidade de Braga, e entrou para os quadros da Fifa em 1997, apitando nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Também atuou em diversas partidas da Libertadores e seis finais de Campeonato Brasileiro.

Um dos mais respeitados árbitros do Brasil, encerrou a carreira após a Copa do Mundo de 2010, já que atingiu o limite de idade de 45 anos, o que o obriga a aposentadoria.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Arbitragem

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.