Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Árbitros brasileiros que apitaram em Copas do Mundo: José Roberto Wright

Wright foi árbitro em quatro partidas da Copa do Mundo de 1990, e foi considerado o melhor juiz da competição

Publicado em 07/05/2022 às 02h00
José Roberto Wright foi eleito o melhor árbitro da Copa do Mundo de 1990, na Itália
José Roberto Wright foi eleito o melhor árbitro da Copa do Mundo de 1990, na Itália. Crédito: Picture-alliance/dpa

Nosso personagem de hoje na série "Árbitros Brasileiros que Apitaram em Copas do Mundo" é José Roberto Wright.

Wright foi árbitro em quatro partidas da Copa do Mundo de 1990, entre elas a semifinal entre Alemanha e Inglaterra. Esta Copa do Mundo foi sediada na Itália e vencida pela Alemanha.

Nessa Copa, ele foi considerado pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) o melhor árbitro da competição e no mesmo também foi escolhido o melhor árbitro do mundo.

Em 2010, a IFFHS também o apontou como o melhor árbitro brasileiro e 23º melhor do mundo de todos os tempos. Wright apitou duas finais de Libertadores e oito finais do Brasileirão. E também esteve em seis finais do Campeonato Carioca. 

José Roberto Wright foi comentarista de arbitragem da Globo por muitos anos
José Roberto Wright foi comentarista de arbitragem da Globo por muitos anos. Crédito: SporTV/Reprodução

POLÊMICAS NA CARREIRA

Mesmo sendo considerado por muitos um dos grandes árbitros brasileiros, teve algumas polêmicas na carreira. Em uma delas, Wright é lembrado pelos torcedores do Atlético-MG pela histórica partida da Libertadores de 1981, quando ele encerrou prematuramente a partida contra o Flamengo. Wright expulsou cinco jogadores do Galo, o que fez o jogo terminar antes e eliminou os alvinegros da competição.

Além dessa polêmica, na final do Campeonato Carioca de 1985, entre Fluminense e Bangu, José Roberto Wright viu o jogo terminar em uma grande confusão. Os banguenses alegaram que houvera um pênalti não marcado já nos acréscimos do segundo tempo de jogo.

Em abril de 2012, José Roberto Wright deixou a Rede Globo onde era comentarista de arbitragem desde 1998 para ser ouvidor da CBF, cargo do qual foi desligado recentemente.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Arbitragem

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.