Aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre segurança, justiça e cidadania, com informações que impactam a vida das pessoas e da cidade

Ufes decide manter no quadro professora ameaçada de exoneração

Decisão foi do reitor Paulo Vargas após novo parecer enviado nesta segunda-feira (04) pela Advocacia Geral da União (AGU)

Vitória
Publicado em 04/03/2024 às 17h13
Jacyara Paiva pode ser exonerada após parecer da Procuradoria Federal
Jacyara Paiva corria o risco de ser exonerada após decisão judicial. Crédito: Arquivo pessoal

A professora Jacyara Paiva vai continuar integrando o quadro de docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A decisão é do reitor Paulo Vargas, pautada em um parecer da Advocacia Geral da União (AGU), a ele encaminhado nesta segunda-feira (04). A exoneração da profissional gerou uma grande mobilização popular.

Vargas explica que sua decisão foi possibilitada a partir de uma nova manifestação da AGU. “Ela constituiu o amparo jurídico necessário à permanência da professora e foi possível graças à iniciativa da reitoria e da Procuradoria Federal junto à Ufes, que encaminhou o processo para nova análise daquele órgão, o qual possui a competência de orientar juridicamente, em instância final, a Administração Pública Federal direta e autárquica”, disse Vargas

A professora havia sido nomeada por meio de uma liminar, em 2017, o que foi posteriormente derrubada pelo acórdão do Tribunal Federal da Segunda Região (TRF2). Na ocasião, ao analisar o caso, a Procuradoria Federal na Ufes emitiu parecer para cumprimento da decisão.

A polêmica em torno da possível exoneração da professora mobilizou diversos segmentos sociais, até fora do Estado. Em nota, o Sindicato Nacional dos Docentes da Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) destacou que a professora é um quadro histórico da Ufes cuja trajetória, luta e militância ganhou relevância nacional no movimento sindical, e, em especial, na luta antirracista dentro e fora das universidades brasileiras.

A Gazeta integra o

Saiba mais
UFES Professora

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.