Aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre segurança, justiça e cidadania, com informações que impactam a vida das pessoas e da cidade

ES tem a maior taxa de mulheres mortas por armas de fogo no Sudeste

Os dados não incluem casos de feminicídios. O estudo aponta também que as mulheres negras representavam 68,3% das vítimas fatais por agressão armada

Vitória
Publicado em 23/03/2024 às 05h00
Homicídios de mulheres por arma de fogo
Homicídios de mulheres por arma de fogo. Crédito: Arte: Geraldo Neto

Dados de uma pesquisa nacional revelam o impacto da violência armada contra as mulheres no Espírito Santo. A maior taxa de homicídio feminino na Região Sudeste por arma de fogo é do Estado, superando os números nacionais. Outro dado que se destaca: a maior parte das vítimas eram negras.

A pesquisa "O papel da arma de fogo na violência contra a mulher" foi realizada pelo Instituto Sou da Paz e levou em consideração o fato de que esse tipo de arma é o instrumento utilizado em mais de 70% dos casos de mortes por agressão registradas a cada ano no país.

As informações para o levantamento foram obtidas entre os anos 2012 e 2022, a partir dos registros dos sistemas de informações do Ministério da Saúde. Os dados não incluem casos de feminicídios.

O estudo aponta ainda que nos crimes de homicídios de mulheres, as vítimas negras (pretas e pardas) são majoritárias e lideram os casos que envolvem armas de fogo. Em 2022, as mulheres negras representavam 68,3% das vítimas fatais de agressão armada, ou seja, de cada 10 mulheres assassinadas por arma de fogo no Brasil, 7 são negras.

A diretora executiva do Sou da Paz, Carolina Ricardo observa que no Espírito Santo, nos últimos dez anos, o percentual de assassinatos de mulheres com armas de fogo, em relação ao total de homicídios de mulheres, reduziu. Saiu de 65% em 2012 para 50% dos casos em 2022.

Ela pondera que apesar dos avanços, os dados representam uma situação de alerta. “É uma redução ao longo dos anos, mas é um objetivo importante a se perseguir, de reduzir ainda mais esse número, que está na média do Brasil”.

A Gazeta integra o

Saiba mais
homicídio Mulheres Pesquisa Crimes

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.