Thalles Contão é psicólogo clínico, existencialista, marido, pai, filho e humano, demasiadamente humano

Terapia: o vômito e a diarreia da alma

Nada é tão desconfortável quanto vômito e diarreia, mas eles, em alguns casos, podem ser a diferença entre vida e morte. Terapia é muito parecido, sendo a fala o vômito e a diarreia da alma!

Publicado em 03/10/2020 às 08h00
Mulher aplicando a técnica de respiração para buscar a calma e reduzir a ansiedade
Mulher aplicando a técnica de respiração para buscar a calma e reduzir a ansiedade. Crédito: fizkes/Shutterstock

Leitora

Caro leitor, envie sua pergunta: [email protected]

"Estou fazendo terapia há 4 meses e sinto que falar não adianta, nada muda! Será culpa do meu psicólogo?"

Cara leitora, acharia curioso se eu te disser que tua dúvida é a mais comum em quem se envolve atualmente em um processo terapêutico ou abandonou um? Sim, muita gente se une a você e alguns cultivam a certeza que de falar não muda nada - em muitos casos. Apesar de tudo que escreverei abaixo tendo a concordar inteiramente! Todavia, isso não é a regra e não é à toa que muita gente tem a vida transformada quando resolve fazer terapia de verdade.

Entenda, minha amiga, um profissional competente e bem formado é mesmo um diferencial em qualquer segmento, mas a terapia não é sobre o terapeuta, é sobre você! Levantar a possibilidade que trouxe me habilita a formular uma hipótese confiável do porquê, no seu caso, falar não tem adiantado.

Entender o porquê falar (na terapia) cura não é difícil se quem explica consegue uma metáfora adequada. Sempre fui um bom criador de analogias e vou te favorecer com uma.

Cara leitora, você já comeu algum alimento estragado pra valer? Se não, tenho certeza que conhece alguém próximo que já, e o resultado disso pode ser de uma simples dor de barriga, mas sem exagero, até levar ao óbito, matar mesmo! Mas, se lembrar da situação, toda vez que acontece, duas coisas vão ser automáticas: vômito e diarreia. Será o seu corpo, tentando se salvar, expelindo o que entrou de errado nele. Com certeza, não será difícil ver um médico não desejando, a princípio, interromper este processo, porque ele, de uma maneira natural, limpa o organismo.

Minha amiga, nada é tão desconfortável quanto vômito e diarreia, mas eles, em alguns casos, podem ser a diferença entre vida e morte. Terapia é muito parecido, sendo a fala o vômito e a diarreia da alma!

Então, cara leitora, talvez nada ainda tenha mudado porque não começou a falar sobre realmente o que precisa ser dito, mas ainda pode ser uma demonstração de que nada mudou porque é muito difícil dizer o que precisa ser dito. Um exemplo: a verdade sobre quem nós somos. Isso leva mais tempo porque não se tornou quem é e não trás uma história de meses. São anos de vida! Mas o grande promotor dessa fuga do processo é que, infelizmente, as pessoas não conseguem mudar porque não querem colocar a contaminação interior para fora. Justificam isso para si mesmas, transferindo a responsabilidade da culpa para serpente ou para o psicólogo.

Então, minha amiga, se quer que sua terapia funcione, culpe a pessoa certa, porque apenas 4 meses é muito pouco tempo para ter falado o que precisa ser dito.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Fique bem opinião

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.