Taynã Feitosa é sommelière e cervejeira apaixonada por uma boa cerveja e suas infinitas possibilidades. Também é jornalista e mercadóloga

No Dia Mundial da Cerveja, saiba 10 curiosidades sobre a bebida

Desde o ano de 2007, a criação do "pão líquido" é comemorada internacionalmente na primeira sexta-feira do mês de agosto

Publicado em 06/08/2021 às 02h01
Canecas com cerveja
O Dia Internacional da Cerveja foi criado nos EUA. Crédito: Shutterstock

Você sabia que em toda primeira sexta-feira de agosto comemora-se o Dia Internacional da Cerveja? A data, criada na Califórnia (EUA) em 2007, surgiu com o único propósito de celebrar a criação dessa bebida tão amada no mundo inteiro. E para brindar sua existência, listei aqui 10 curiosidades, desde a origem até uma ciência dedicada exclusivamente a estudar cervejas. Confira!

  1. 01

    ANTIGUIDADE

    É dito que a cerveja existe há pelo menos 9 mil anos. Os primeiros registros vêm do sul da Mesopotâmia, na região que ficou conhecida como Suméria e que hoje equivale ao Iraque.

  2. 02

    PIONEIRISMO FEMININO

    Foram as mulheres as responsáveis pelas primeiras receitas e formas de produzir a bebida. Até porque, as primeiras cervejas surgiram a partir de grãos de cevada guardados em tinas e que sofriam a ação do tempo (chuva, fermentação natural).

  3. 03

    ORIGEM DOS PUBS

    Os tradicionais pubs britânicos também devem sua origem às mulheres e, claro, à cerveja. As ale wives ("esposas da ale" - cerveja) produziam e recebiam pessoas para consumir a bebida em suas casas.

  4. 04

    CONSUMO

    A medalha de ouro para o país que mais consome cerveja no mundo vai para a República Tcheca. Uma pesquisa do Bath Hass Group, de 2016, indicou que naquele país um adulto consome em média 148 litros da bebida por ano.

  5. 05

    INVENÇÃO

    A geladeira doméstica foi criada graças à cerveja. Em 1857, uma fábrica de cervejas contratou o australiano James Harrison para desenvolver um dispositivo de refrigeração para as cervejas produzidas. Ele criou um modelo capaz de manter a temperatura ideal para sua conservação e que não congelava as garrafas. 

  6. 06

    ENCHENTE CERVEJEIRA

    Londres já foi inundada por cerveja. A tragédia, conhecida como Beer Flood, aconteceu em 17 de outubro de 1814. O tanque principal de uma cervejaria, a The Horse Shoe, se rompeu despejando quase 1,5 milhão de litros de uma cerveja estilo Porter, formando ondas de mais de quatro metros de altura e que mataram pelo menos oito pessoas.

  7. 07

    RECICLAGEM

    No Brasil, já estamos perto de atingir a Meta Zero de lixo em processos produtivos de cerveja. As maiores cervejarias já registram índices que mostram pelo menos 90% na reciclagem de resíduos gerados na produção. E isso vai desde o bagaço do malte até tampinhas e garrafas.

  8. 08

    "PÃO LÍQUIDO"

    Durante a Idade Média, os monges produziam cervejas para alimentar viajantes e também para servirem como sustento durante os jejuns de oração. É por isso que a cerveja também é conhecida como "pão líquido".

  9. 09

    ALIMENTO MATINAL

    Também na Idade Média, a cerveja era um líquido consumido até mesmo por crianças. Isso se deve à precariedade do saneamento básico na época e à dificuldade de se achar água que não estivesse poluída. Até hoje, algumas pessoas na Europa bebem cerveja como forma de alimentação, pela manhã.

  10. 10

    CIÊNCIA

    A zitologia é a ciência que estuda cerveja. Parece balela, mas o estudo envolve desde métodos de produção, estocagem, ingredientes, harmonização, análise sensorial e muito mais. A zitologia abrange áreas como física, química, biologia e também contempla qualquer estudo relacionado à bebida.

Clique aqui para ler as colunas anteriores e acompanhe a colunista também no Instagram.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia Fique bem Cerveja opinião

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.