Taynã Feitosa é sommelière e cervejeira apaixonada por uma boa cerveja e suas infinitas possibilidades. Também é jornalista e mercadóloga

Conheça 4 combinações perfeitas entre cervejas e queijos

Celebre o Dia Nacional do Queijo harmonizando brie, muçarela de búfala, gorgonzola e grana padano com diferentes estilos cervejeiros

Publicado em 20/01/2021 às 02h03
Cerveja e queijos
Queijos combinam com café e vinho, mas com cerveja formam uma experiência única . Crédito: Shutterstock

Hoje, 20 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Queijo, esse alimento que é quase unanimidade entre os paladares em todo o mundo e que, na gastronomia, vai de elemento básico a protagonista.

Quando falamos de queijos, automaticamente os ligamos ao afeto trazido pelo café coado na hora ou à robustez da harmonização do laticínio com vinhos. E se eu te disser que harmonizar cervejas e queijos é uma experiência única?

O casamento entre ambos se difere porque, ao paladar, os sabores se misturam e se complementam. Essa sensação é o que chamamos de harmonização por complementação.

É claro que é possível harmonizar por oposição e corte, mas a aventura de combinar dois alimentos tão improváveis vale a pena. Ou nem tão improváveis assim, já que a cerveja é considerada "o pão líquido". E ninguém aqui dispensa um pão com queijo, tenho certeza!

Para comemorar o Dia do Queijo com pompa, hoje mesmo ou no fim de semana, dou a deixa: uma seleção de quatro dos meus queijos favoritos combinados a quatro estilos de cervejas. Também sugiro abaixo alguns rótulos para você testar as combinações. Então, bora harmonizar? 

  1. A Gazeta - e5ty4e3fpzr
    01

    MUÇARELA DE BÚFALA

    De origem italiana e conhecida pela leveza, pela baixa quantidade de gordura e pela textura cremosa, a muçarela de búfala pede cervejas leves e com leve perfil maltado, para que o sabor do queijo não se perca em outras notas de maior complexidade. Para harmonizar, opte pelas Pilsen tradicionais e outras Lagers mais leves. Cervejas sugeridas: Dádiva Classic Styles German Pils, ZlatoPrazske Lager, Eisenbahn Pilsen.

  2. A Gazeta - g3rbtegl
    02

    BRIE

    Se eu precisasse escolher apenas uma harmonização para o resto da vida seria cerveja belga com queijo brie. Caso você opte pelas combinações com cervejas mais complexas e robustas, aposte nas trapistas de estilos como Tripel e Quadrupel. Essas opções contêm notas de aroma e paladar de frutas passas e frutas doces, como cereja, que harmonizam com esse queijo. Experimente também com cervejas que possuem acidez, como as Lambics também belgas e estilos florais e frutados como as Saison. Cervejas sugeridas: Westmalle Tripel, Straffe Hendrik Quadrupel, St. Feuillien Saison.

  3. A Gazeta - io4dfj
    03

    GRANA PADANO

    Queijos duros e salgados como o Grana Padano pedem cervejas com corpo, teor alcoólico mais elevado e notas de maltes mais tostados. De amargor baixo, a harmonização aqui se dá por contraste e você também pode investir em cervejas mais lupuladas e amargas para ter notas diferentes. Indico estilos tradicionais da Escola Inglesa, como as Porter e as Stout, mas não abro mão de estilos como Belgian Strong Ale e Doppelbock. Cervejas sugeridas: Anchor Porter, Paulaner Salvator (Doppelbock), Duvel (Belgian Strong Golden Ale).

  4. A Gazeta - 4pqvceq
    04

    GORGONZOLA

    Um queijo que tem tudo: fungos azuis, potência, sal, gordura e intensidade. Para segurar um gorgonzola, a cerveja precisa ser complexa. Minhas sugestões são cervejas doces, para equilibrar com o salgado; alcóolicas, para quebrar a gordura e limpar as papilas gustativas; e complexas, para que todos os sabores possam ser explorados. Você também pode harmonizar queijos potentes com cervejas de guarda, com presença forte de álcool, torrefação ou amargor. Cervejas sugeridas: La Trappe Dubbel, DUM Petroleum Chipotle Imperial (Oatmeal Stout), Bodebrown Hair of the Bode (Barley Wine). 

Muçarela de búfala: Dádiva Classic Styles German Pils, ZlatoPrazske Lager e Eisenbahn Pilsen
Muçarela de búfala: Dádiva Classic Styles German Pils, ZlatoPrazske Lager e Eisenbahn Pilsen. Crédito: Divulgação
Queijo brie: Westmalle Tripel, Straffe Hendrik Quadrupel e St. Feuillien Saison
Queijo brie: Westmalle Tripel, Straffe Hendrik Quadrupel e St. Feuillien Saison. Crédito: Divulgação
Queijo grana padano: Anchor Porter, Paulaner Salvator e Duvel
Queijo grana padano: Anchor Porter, Paulaner Salvator e Duvel . Crédito: Divulgação
Queijo gorgonzola: La Trappe Dubbel, DUM Petroleum Chipotle Imperial e Bodebrown Hair of the Bode
Queijo gorgonzola: La Trappe Dubbel, DUM Petroleum Chipotle Imperial e Bodebrown Hair of the Bode . Crédito: Divulgação

Acompanhe a colunista também no Instagram. Leia as colunas anteriores.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia Fique bem Cerveja opinião

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.