A jornalista Renata Rasseli cobre os eventos sociais, culturais e empresariais mais importantes do Estado. Sua marca é aliar notícias a tendências de moda, luxo, turismo e estilo de vida.

Conheça a história de 25 mulheres que brilham nos seus negócios

No Dia Internacional da Mulher, RR homenageia mulheres e herdeiras que comandam negócios em diferentes áreas no Estado

Publicado em 08/03/2020 às 05h00
Atualizado em 08/03/2020 às 05h00
Renata, Luisa Meirelles e Marcella Rosa: família com espírito empreendedor. Crédito: Monica Zorzanelli
Renata, Luisa Meirelles e Marcella Rosa: família com espírito empreendedor. Crédito: Monica Zorzanelli

Estudo realizado pelo Sebrae, a partir de cruzamento de pesquisas sobre o empreendedorismo, mostra que, no primeiro trimestre de 2019, o rendimento médio dos homens supera o das mulheres em todos os níveis de escolaridade, mas a diferença de remuneração diminui à medida que as mulheres alcançam o nível superior. Na contramão desta estatística, RR elegeu 25 mulheres que brilham à frente dos seus negócios, para marcar o Dia Internacional da Mulher. Elas esbanjam espírito empreendedor, talento e mais que isso, empregam outras mulheres em seus negócios de moda, decoração, gastronomia e clínicas médicas. Mais que isso, muitas delas provam que o empreendedorismo está no DNA de muitas famílias e elas dividem a gestão com filhas, irmãs e até neta. 

  1. A Gazeta - lz71wni7
    01

    Beatriz Rassele Croce Costa e Bia Bonadiman Perenzin

    A empresária Beatriz Rassele Croce Costa (76) iniciou seus negócios em 1979, ainda no Centro de Vitória, onde fundou a butique La Persona. Atualmente, ela divide a gestão com a neta Bia Croce Bonadiman Perenzin (34), no Centro da Praia Shopping, na Praia do Canto. "Estou oficialmente com vovó 6 anos mas sempre estive com o pé aqui dentro... desde pequenininha", conta Bia, que está  à espera do primeiro filho e não nega a alegria de seguir os passos da avó. 

  2. A Gazeta - tl4uzot7
    02

    Renata Rosa, Luisa Meirelles e Marcella Rosa

    Sempre unidas, as irmãs Marcella e Renata Rosa dividem não só um negócio juntas há 15 anos. A sintonia da dupla se reflete no Café com Delícias, na Enseada do Suá, que começou pequeno como um café e se transformou também em restaurante. Renata cuida da administração e  Marcella é a doceira de mão cheia. Luisa Meirelles, filha de Renata, também herdou o talento para negócios da mãe, e comanda uma marca de roupas femininas com seu nome. Multitalentosa, Luisa tem ainda uma voz já conhecida na cena capixaba. 

  3. A Gazeta - g5yebxef
    03

    Luciana e Patricia Noronha

    Caçulas de uma família de oito irmãos, Patrícia e Luciana conviveram com a rotina do comércio, trabalhando na loja de material de construção dos pais e na loja do irmão mais velho. A dupla ganhou fama na cidade no comanda da Ponto Mix,que começou como loja de R$1,99 e virou o grande magazine na Aleixo Netto, rua mais nobre da Praia do Canto. A loja completa 25 anos em 2020. 

  4. A Gazeta - dwf85b6hvyh
    04

    Flavia Saade

    Descendente de libaneses, Flávia Saade comanda uma das lojas mais tradicionais de tecidos de Vitória, a Libanesa, fundada pelo avô, Antônio Jacob Saad, no Centro de Vitória, há 100 anos. Herdou o talento de comerciante da mãe Norma Saade e divide com o seu irmão Cesinha Saade, que está à frente da Libanesa Homem. 

  5. A Gazeta - sum6azazom
    05

    Sandra Fonseca

    Ao lado da mãe Liseta Fonseca e do irmão Fernando Fonseca, Sandra comanda um dos restaurantes mais tradicionais do Estado, o Lareira Portuguesa, com 35 anos servindo pratos da cozinha de Portugal na Ilha, e um cerimonial, o Lareira Up. 

  6. A Gazeta - 4lh72a6blh4
    06

    Nina e Ivana Tassis

    Mãe e filha, Ivana e Nina Tassis comandam a Fricote, uma loja de presentes criados e desenvolvidos pela dupla, fundada em 1983.  Nina está à espera de Sissa, sua primeira filha e quem sabe, futura herdeira da empresa.

  7. A Gazeta - 0q9u78ggq
    07

    Adriana e Carol Delmaestro

    A designer de joias Adriana Delmaestro é uma artista completa. Com espírito de artista, talento de publicitária e bom-gosto de curadora, Adriana está dividindo a gestão da sua joalheria com a filha Carol.

  8. A Gazeta - gt6clj
    08

    Regina e Marcela Pagani

    Mãe e filha, Regina e Marcela Pagani estão à frente de uma das multimarcas mais antigas da Ilha. Fundada em 1980, a loja Regina Pagani atende mulheres tradicionais e elegantes do Estado. A dupla também marca presença nas maiores festas da Ilha.

  9. A Gazeta - qkq4loc
    09

    Renata Pacheco

    Com ascendência italiana e síria, a empresária Renata Pacheco comandou uma das academias de balé mais famosas da cidade. Mas a ascendência síria falou mais alto e acabou herdando a Maria Helena Pacheco, multimarcas famosa da cidade, que tem o nome de sua mãe. 

  10. A Gazeta - mnpso7g90l
    10

    Cledina Garcia e Andreia Biccas

    Donas de muito bom gosto para decoração, as irmãs  Cledina Garcia e Andréia Biccas comandam a Solarium, uma das lojas mais reconhecida por arquitetos e decoradores do Estado. 

  11. A Gazeta - 95429td54yh
    11

    Ivana Paiva

    Filha da tecladista Zazá Paiva, Ivana Paiva coleciona uma legião de clientes e fãs capixabas do seu talento em design de acessórios. Mesmo morando no Rio, a capixaba mantém uma clientela no Estado. 

  12. A Gazeta - u39cxo3wasf
    12

    Lourdes e Lívia Ferolla

    Pioneiras no ramo de lojas de bijouterias na Ilha, Lourdes e Lívia Ferolla fundaram a Di Ferolla há 34 anos da Di Ferolla, quando a mãe delas, Marina, teve uma depressão forte. Lourdes se reuniu com as irmãs, Lívia e Lucia, e abriram uma loja, com a ideia de fechar depois, só para a mãe se ocupar. Deu tão certo que as três largaram, aos poucos, os empregos para se dedicar à empresa. Atualmente, Lívia comanda uma loja de moda e acessórios. 

  13. A Gazeta - muoayvisqs
    13

    Karina Mazzini

    Uma das profissionais mais conceituadas da cidade, a médica Karina Mazzini é responsável por trazer grandes novidades em dermatologia para os capixabas. Ela comanda uma clínica de dermatologia e estética , que e emprega outras mulheres. 

  14. A Gazeta - 3mx2d2lga
    14

    Suely e Gaby Faiçal

    Suely e Gaby Faiçal, mãe e filha, já se preocupavam com uma alimentação que priorizasse os benefícios à saúde. Pioneiras no Estado, a dupla está à frente do D’Bem, restaurante orgânico e funcional da Praia do Canto, desde 2009.

  15. A Gazeta - de6lwqv3
    15

    Maria Oliete Guerra

    Uma das pioneiras na área de dermatologia da Ilha, Maria Oliete Guerra orgulha-se de comandar uma clínica conceituada do Estado. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.