A jornalista Mariana Perini e o time de conteúdo do Estúdio Gazeta trazem as novidades do mercado publicitário e da comunicação, com cases e tendências que se destacam dentro e fora do Estado.

"Somos Capixabas": diversidade do ES marca celebração dos 95 anos da Rede Gazeta

Um selo comemorativo de 95 anos da Rede Gazeta marca a data e traduz a vanguarda e a diversidade dos capixabas

Vitória
Publicado em 15/07/2023 às 09h00
Campanha do Somos Capixabas em 2023, 95 anos da Rede Gazeta
Campanha do Somos Capixabas em 2023, que celebra os 95 anos da Rede Gazeta. Crédito: divulgação

É da Prósper, sob a batuta de Fernando Lisboa, a marca comemorativa pelos 95 anos da Rede Gazeta. Trazendo com mais força os elementos do Movimento "Somos Capixabas", iniciado em 2018, o grupo celebra a nova idade no dia 11 de setembro com um olhar para o futuro, aproximando os fatos que o trouxeram até aqui - desde a circulação do primeiro jornal impresso A Gazeta, em 1928 - com as diferentes formas de se comunicar com a audiência no ambiente digital.

Fernando conta que a marca traduz essa inclinação da Rede Gazeta para o horizonte, antecipando tendências e acompanhando os capixabas por novos caminhos ao longo da jornada até aqui.

Campanha do Somos Capixabas em 2023, 95 anos da Rede Gazeta
A campanha foi feita pela agência Prósper. Crédito: divulgação

"A Rede Gazeta testemunhou as mudanças do Espírito Santo nesses 95 anos, mas não estamos olhando só para o passado. Através de seus canais e conteúdos, o grupo está junto das pessoas construindo o amanhã. Acampanha propõe a reflexão sobre a identidade e o reconhecimento do capixaba, que mescla cores, formas, ritmos e sotaques. O capixaba é o grande protagonista da história dessa celebração", pontua o diretor-executivo da Prósper.

Selo dos 95 anos da Rede Gazeta, feito pela agência Prósper
Selo dos 95 anos da Rede Gazeta. Crédito: divulgação

Graficamente, o número 95 foi desenhado como se estivesse se projetando para frente, olhando para frente e para cima. "Datas especiais merecem ícones especiais. Esse selo traz uma mensagem complementar, pois o número 5 é elevado e inclinado para frente, provocado a olhar para frente. A idade da Rede Gazeta nos leva a olhar para o futuro. Esse desenho foi construído como uma forma de desdobramento visual, com harmonia com a logo da empresa", explica Fernando.

O gerente de Comunicação Institucional da Rede Gazeta, Eduardo Fachetti, acrescenta que, especialmente neste aniversário, a proposta da empresa é que permanentemente o capíxaba deseje se apropriar dessa identidade, reforçando o "Somos" como um traço marcante do Espírito Santo.

Eduardo Fachetti
Eduardo Fachetti é gerente de Comunicação Institucional da Rede Gazeta . Crédito: Rede Gazeta

"Daqui a 5 anos, a Rede Gazeta celebra seu centenário. Sabemos que é uma idade que poucas empresas do país conseguem celebrar, e reconhecemos que só chegamos até esta marca porque nossa história foi construída a muitas mãos, junto com o público. Se lá em 1928 começamos a caminhar com os leitores do jornal impresso, hoje a Rede Gazeta é uma companheira do público na internet, dos ouvintes de podcasts, dos ouvintes das rádios, dos telespectadores... enfim, só existimos porque buscamos acompanhar o capixaba onde ele estiver", destaca Fachetti.

Para deixar ainda mais clara a diversidade que constrói a identidade dos capixabas, o selo comemorativo se desdobra em uma versão clean - que assinará documentos e ações corporativas da empresa - e outra, mais vibrante e multifacetada, para acompanhar iniciativas que dialogam diretamente com o público-alvo, com as cores da paleta do "Somos Capixabas".

café da manhã com a agência Ampla
O time da Diretoria de Mercado em um café da manhã com a agência Ampla. Crédito: divulgação

Influenciadora Aline Zanardo (Rockthistown)
Influenciadora Aline Zanardo (Rockthistown). Crédito: divulgação
Gustavo e Raphael (perfil Comendo o Mundo)
Os influenciadores Gustavo e Raphael (perfil Comendo o Mundo). Crédito: divulgação

Gustavo e Raphael 

Influenciadores

"Foi enaltecedor participar da cobertura do Fest Gastronomia com a Extrafruti. Ficamos extremamente felizes em poder fazer parte do maior Festival Gastronômico do Espírito Santo. Já estamos com nossos talheres a postos, prontos para a próxima edição!"
Influenciadora Aline Approves
A influenciadora Aline Approves. Crédito: divulgação

Aline Approves

Influenciadora

"O evento foi incrível e muito bem elaborado, além da vista estonteante de Vitória. Gostei do espaço, dos pratos, o valor estava ótimo, as aulas bem produzidas e os shows superbacanas. Estive nos três dias e a vibe estava uma delícia. Tive a oportunidade de apresentar o evento pra um colega maranhense que ficou encantado por nossa cidade e nossa comida. Que venha 2024!"
Influenciador Elielson
O influenciador Elielson. Crédito: divulgação

Elielson

Influenciador

"Foi perfeito! Tudo muito organizado e pensado no seu devido lugar. Era visível que cada empresa caprichou pra estar ali e entregar o melhor para o público. Já tô me preparando para o próximo."
Influenciadora Giovana Duarte (Guia Capixaba)
A influenciadora Giovana Duarte (Guia Capixaba). Crédito: divulgação

Giovana Duarte (Guia Capixaba)

Influenciadora

"Encantada com a organização do Fest Gastronomia! Foi um festival que reuniu o melhor da gastronomia e empresas de destaque em nosso Estado, além de valorizar nosso artesanato capixaba e nossa cultura. Ansiosa pela próxima edição!"
Influenciadora Débora Prest no Festgastronomia
A influenciadora Débora Prest. Crédito: divulgação

Débora Prest

Influenciadores

"Poder degustar pratos deliciosos, curtir sons incríveis e participar das diversas atividades que o evento ofereceu foi uma experiência e tanto! Sem dúvidas o festival mais completo que Vitória já presenciou! Mal posso esperar pelo próximo!"

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.