Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Turismo no ES

Turistas, eu sei o que vocês fizeram no verão passado

O “filme” do turismo capixaba está longe do suspense da década de 1990, ele entra em cartaz como uma produção que mistura ação e romance, com cenas de desenvolvimento, experiências marcantes e boas histórias para contar em 2026

Publicado em 08 de Abril de 2026 às 04:00

Públicado em 

08 abr 2026 às 04:00
Pablo Lira

Colunista

Pablo Lira Pablo Lira
Caro leitor da coluna, lembra daquele filme de suspense de 1997 chamado “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”? Pois é… com os dados mais recentes do Observatório do Turismo, sabemos com precisão o que os turistas realmente fizeram no território capixaba neste verão.
E tem um detalhe interessante: o “filme” do turismo capixaba está longe do suspense da década de 1990, ele entra em cartaz como uma produção que mistura ação e romance, com cenas de desenvolvimento, experiências marcantes e boas histórias para contar.
Vamos às evidências, meu caro Watson! De acordo com o Boletim da Economia do Turismo, o Espírito Santo apresentou uma expansão de 5,4% nas atividades turísticas na comparação dos quartos trimestres de 2024 e 2025, resultado superior às médias do Sudeste (+2,1%) e Brasil (+1,5%). Com esse desempenho de crescimento, o ES se destacou em 5º lugar no ranking dos estados brasileiros, sendo superado pelo Pará (+11,5%), Rio de Janeiro (+10,5%), Rio Grande do Sul (+9,1%) e Amazonas (+8,4%). Goiás (-10,3%), Minas Gerais (-6,7%) e Santa Catarina (-3,4%) contabilizaram as piores variações das atividades turísticas na mesma base de comparação.
E os turistas capixabas, o que eles fizeram no verão passado? As respostas vêm de uma pesquisa amostral do Observatório do Turismo, que entrevistou 2.500 visitantes em 17 municípios entre os dias 9 e 25 de janeiro de 2026, com 95% de nível de confiança e margem de erro de 5%.
O perfil predominante revela turistas entre 41 e 50 anos (29,2%). Em termos de escolaridade, 40,4% possuem ensino superior completo e 35,6% concluíram o ensino médio. A renda também indica um público com capacidade de consumo relevante, a saber, 33,6% situam-se entre 2 e 5 salários mínimos, enquanto 25,8% estão na faixa de 5 a 10 salários mínimos.
No que diz respeito à origem, 58,3% vieram de outros estados, 40,8% se deslocaram dentro do próprio ES e 0,9% foram turistas internacionais. O principal motivo da viagem é o lazer, responsável por 86,3% dos casos. E não por acaso, 57,2% escolheram o estado por seus atrativos naturais, como praias, rios, cachoeiras e montanhas. São cenários que, sem exagero, oferecem o palco perfeito para cenas de ação no litoral com ondas e esportes, bem como takes de romance nas regiões serranas, com café colonial e jantar com vinhos e luz de velas.
Na Praça do Papa, passageiros que esperam por ônibus de viagens interestaduais ficam sem abrigo. Muitos buscam se proteger do sol sob as árvores e a corbetura do estacionamento dos carros.
Na Praça do Papa, passageiros dos ônibus de viagens interestaduais Crédito: Carlos Alberto Silva
A viagem em família predomina, representando 65,7% dos casos. Quanto à hospedagem, 31,2% optaram por casas ou apartamentos alugados, 28,6% por hotéis e pousadas e 24,5% ficaram em residências de parentes e amigos. O acesso ao estado também revela um padrão interessante, 61,7% chegaram em automóvel próprio, 14,5% em ônibus de linha e 12,5% por via aérea.
Por fim, a avaliação desse “filme” é altamente positiva. Nada menos que 98,6% dos turistas recomendariam o Espírito Santo, enquanto 90,9% afirmaram que suas expectativas foram atendidas ou superadas. Em outras palavras, o turismo capixaba não apenas saiu bem na fita, ele vem consolidando uma narrativa consistente de crescimento, atratividade e satisfação, com potência para ampliar ainda mais seu protagonismo no cenário nacional.

Pablo Lira

Pablo Lira Pablo Lira

Pós-Doutor em Geografia, mestre em Arquitetura e Urbanismo (Ufes), pesquisador do IJSN e professor da Universidade Vila Velha (UVV). Escreve às quartas

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

De um lado, Paulo Hartung; do outro, Ricardo Ferraço e Renato Casagrande
Ricardo e Casagrande abraçarão o PSD do Paulo? Esse abraço é muito difícil. Saiba por quê
O Santuário Nacional de São José de Anchieta fica no litoral sul do Espírito Santo
Espírito Santo recebe primeiro Fórum de Turismo Religioso do Sudeste
De acordo com Jaciely Favoretti, ação rápida do pai previniu que o incidente fosse mais grave.
Delegada faz alerta a pais após tentativa de rapto de criança em Colatina

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados