Análises semanais do setor de imóveis com especialistas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-ES) e Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces)

Comprar imóvel ou investir em fundo imobiliário? Qual o melhor negócio para você

Muitos têm dúvidas na hora de escolher um investimento, principalmente se o interesse for a aplicação no ramo imobiliário

Vitória
Publicado em 09/01/2023 às 02h00
Fundo imobiliário ou comprar imóvel para alugar: qual investimento é mais seguro?
Fundo imobiliário ou compra de imóveis: fique de olho nas vantagens e desvantagens. Crédito: Freepik

*Aurélio Capua Dallapicula

No Brasil, comprar imóveis é visto como algo cultural para obter patrimônio e investir com segurança, seja para moradia, seja para aplicar e assegurar a rentabilidade dodinheiro. Considerada de baixo risco, essa prática costuma ser influenciada por familiares e amigos que acreditam que imóveis comprados garantem rendas fixas e ainda poderão no futuro ser usados pelos filhos, para moradia ou trabalho.

Uma das principais vantagens na compra de imóveis é a inexistência de taxas de administração aplicadas aos fundos. Há, ainda, isenção do Imposto de Renda em alguns casos previstos em lei, liberdade total na escolha dos imóveis e autonomia para condução dos negócios, tais como apontar o valor do aluguel ou da revenda, forma de compra, etc. No entanto, também existem algumas desvantagens, a exemplo do alto valor no investimento, trabalhos e custos para cuidar da manutenção do imóvel e imobilização do patrimônio, entre outras.

Os fundos imobiliários também são alternativas consideradas acessíveis em comparação à compra de imóveis. Os recursos dos fundos normalmente são aplicados em galpões, shoppings, prédios de escritórios e hotéis, entre outros.

O negócio funciona da seguinte forma. Um fundo é formado por uma gestora, e a divisão é feita em milhões de cotas. As vendas dessas cotas são realizadas na Bolsa de Valores para investidores. O fundo pode comprar ou construir imóveis com os recursos das cotas vendidas. Além disso, também é possível aplicar em produtos financeiros do mercado imobiliário. Os rendimentos gerados pela exploração comercial e os lucros das aplicações financeiras são divididos entre os cotistas dos fundos.

Essa modalidade tem se tornado uma maneira simples de ingressar com investimentos no setor imobiliário. Entre as vantagens, estão o baixo valor de investimento, isenção de Imposto de Renda na distribuição de lucros no investimento e baixa burocracia na aquisição de cotas na compra ou venda de imóvel físico. No entanto, os fundos imobiliários também têm seus riscos,  como aqueles que incorrem na execução da obra e na vacância, que diminuem os dividendos distribuídos, além de sazonalidade e desvalorização das cotas, já que estas são negociadas na Bolsa.

Para escolher a melhor maneira, basta avaliar e identificar quais são seus planos no ramo imobiliário. A decisão por comprar imóveis ou por investir será tomada de acordo com os seus planos, pois, como foi visto, as duas opções têm seus prós e contras. Num caso ou no outro, vale a pena arriscar, mas sempre com a assessoria de um corretor de imóveis especialista na área.

*Aurélio Capua Dallapicula é presidente eleito do Creci-ES

Artigo - Corretor de imóveis: a chave de um bom negócio
Aurélio Dallapicula: "Para escolher a melhor maneira, basta avaliar e identificar quais são seus planos no ramo imobiliário . Crédito: Creci-ES/Divulgação

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Mercado imobiliário Fundo Imobiliário Comprar Imóvel Comprar Apartamento

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.