Lucy Mizael é personal organizer, expert em técnicas de limpeza e rotinas domésticas. Estuda e testa receitas que visam facilitar o dia-a-dia das pessoas nos afazeres domésticos

Como lavar corretamente os panos da cozinha de um jeito simples

Existe uma forma ideal de lavagem para cada “nível de sujeira”, confira as dicas da semana e saiba como lavar seus panos de prato, de mão e de cozinha

Publicado em 09/07/2020 às 19h00
panos de cozinha no varal
Ferver os panos engordurados está entre as dicas. Crédito: Reprodução

Lavar pano de prato e de cozinha não tem segredo. Se você usa a sua cozinha todo dia, fazendo almoço ou jantar, siga as dicas abaixo:

Recomendo trocar o pano de prato e o pano de mão diariamente, evitando acúmulo de sujeira e proliferação de fungos e bactérias.

Se você não usa a cozinha todo dia, não faz almoço, não faz fritura e usa a cozinha para preparar lanches e pouco usa o pano de prato, recomendo trocar o pano de prato a cada dois dias. Neste caso, se não ficar sujo, mas ficar muito molhado depois de usar, coloque para secar e use apenas mais uma vez, depois coloque para lavar.

Você sabia?

Pano de prato é utilizado para enxugar louças e panelas lavadas e limpas

Pano de mão serve para enxugar a mão, pegar panelas, retirar assadeira do forno

Pano de pia é aquele que é usado para enxugar e limpar bancadas, limpar fogão, apoiar panelas para lavar (deve ser lavado com água sanitária todo dia ou fervido por 5 minutos diariamente)

Como lavar

Aposte na remoção de manchas usando detergente lava-louças. Aplique o detergente no tecido seco, sem molhar. Esfregue. Depois de esfregar coloque de molho em água com sabão em pó bem dissolvido por duas horas. Esfregue e enxágue.

Você também pode juntar os panos de prato e lavar juntos na lavadora de roupas. Não coloque pano de prato molhado no cesto de roupa suja pois podem mofar.

Faça da seguinte forma: Junte no mínimo 10 unidades de panos, regule a máquina no nível baixo de água e coloque no ciclo de roupas brancas ou roupas encardidas/muito sujas.

Antes de colocar na máquina, aplique detergente em cima das manchas e esfregue (tecido seco, sem molhar). Dê preferência a um sabão em pó de boa qualidade. Pode colocar um pouquinho de amaciante, ficam macios e perfumados sem cheiro de gordura!

Panos encardidos e amarelados

Prepare um balde com agua + água sanitária + sabão em pó. Esfregue um a um na mão com sabão em pedra, sabão de coco ou sabonete branco baratinho.

Coloque de molho no balde e deixe de molho por 6 horas. Retire do molho, esfregue e enxágue ou coloque na lavadora para lavar normalmente.

Panos muito sujos, engordurados ou com mau cheiro

Ferva! Nossas avós ferviam os panos de prato porque limpa bastante, clareia e remove a gordura. Você pode ferver por 10 minutos em uma panela cheia de água com:

  • Opção 1: sabão em pó + bicarbonato;
  • Opção 2: água e rodelas de limão;
  • Opção 3: bicarbonato + sal de cozinha.

Mãos à obra!

Beijos e até a próxima.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Fique bem Lucy Mizael

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.