Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Pesquisa Ipec: 55% acham que Casagrande vai ser reeleito no ES

Entrevistadores questionaram eleitores sobre quem eles avaliam que vai vencer o pleito, independentemente do nome que pretendem confirmar nas urnas

Vitória
Publicado em 18/08/2022 às 02h10
Eleição 2022
O governador Renato Casagrande (PSB) lidera a corrida pelo governo do Espírito Santo em todos os recortes feitos pelo Ipec. Crédito: Divulgação/Arte Geraldo Neto

Pesquisa realizada pelo Ipec a pedido da Rede Gazeta, divulgada nesta quarta-feira (17), mostra o governador Renato Casagrande (PSB) em larga vantagem, com 52% das intenções de voto estimuladas, ou 68% quando o recorte se dá apenas quanto aos votos válidos. 

O instituto quis saber dos entrevistados também quem eles avaliam que vai vencer a eleição para o governo do Espírito Santo, independentemente do nome que pretendem confirmar nas urnas. O resultado: 55% dos eleitores acreditam que a vitória vai ser de Casagrande.

Os que têm renda acima de 5 salários mínimos são ainda mais otimistas sobre o destino do socialista, 58% dizem que ele vai ganhar. Mas entre os mais pobres, que recebem até 1 salário, o percentual não varia muito: 54%.

No cômputo total, enquanto Casagrande foi lembrado por 55%, o ex-deputado Carlos Manato (PL) foi apontado por 8% como o provável vencedor do pleito. 

Outros 5% apostam no ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede).

A partir daí, há uma escada descendente: para 3%, o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) vai ser o futuro governador; Capitão Vinicius Sousa (PSTU) já está com a taça na mão, para 2%; Aridelmo Teixeira (Novo) tem o vislumbre da vitória, mas apenas para 1%.

Já 26% não souberam ou preferiram não opinar. 

Como eleição não é questão de fé – embora alguns tentem misturar as coisas – o que vai definir o resultado do pleito são os pouco mais de 40 dias que faltam para o dia da eleição. O primeiro turno vai ser realizado no dia 2 de outubro.

Casagrande é o candidato mais conhecido, até por ser o atual chefe do Executivo estadual e por ter ocupado esse posto entre 2011 e 2014. 

Ele tem um amplo leque de aliados, que ajudam a levar o nome do socialista por todo o estado.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa no dia 26, quando os outros candidatos vão ter a oportunidade de fazer o mesmo. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.