Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Estado laico?

Assembleia do ES cria Frente Parlamentar dos Valores Cristãos

Grupo, formado por diversos deputados estaduais, tem o objetivo de promover ações "em defesa dos valores da vida e da família, além de defender os princípios, valores éticos e morais cristãos"

Publicado em 16 de Fevereiro de 2023 às 19:36

Públicado em 

16 fev 2023 às 19:36
Letícia Gonçalves

Colunista

Letícia Gonçalves

Sessão ordinária da Assembleia Legislativa realizada nesta segunda-feira (13)
Sessão ordinária da Assembleia Legislativa realizada em 13 de fevereiro de 2023 Crédito: Lucas S. Costa/Ales
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo criou uma série de Frentes Parlamentares, publicadas no Diário do Legislativo desta quinta-feira (16). São grupos, formados por deputados estaduais, para tratar de assuntos diversos. Tem a frente em "Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Mecânica, Solar Fotovoltaica, Elétrica, Química, Atômica e Cinética do Estado do Espirito Santo", a frente parlamentar de "Apoio e Proteção aos Ciclistas do Estado do Espirito Santo" e por aí vai.
Uma delas chama a atenção por sua, digamos, intangibilidade: a Frente Parlamentar em "Defesa da Vida, da família e dos Valores Cristãos".
O objetivo da frente é "debater, promover e desenvolver ações, no âmbito da Assembleia Legislativa, em defesa dos valores da vida e da família, além de defender os princípios, valores éticos e morais cristãos".
A maior parte da população do Espírito Santo é cristã e, talvez, sob o prisma religioso, não reprovaria a iniciativa. 
Do ponto de vista prático, porém, fica a questão: para quê? 
"Cabe à Frente Parlamentar em Defesa da Vida, da família e dos Valores Cristãos, conforme previsto na Constituição Federal, discutir e aprovar, entre seus integrantes, seu Regimento Interno e seus programas de ação e estratégias de atuação, que se submeterão às normas legais que regem à Administração Pública e regimentais que disciplinam a atividade legislativa", diz o ato assinado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Frentes parlamentares são, basicamente, grupos de debate formados por deputados. Podem chamar pessoas para tratar de assuntos específicos, ao contrário das comissões permanentes, que cuidam de temas mais gerais, como Meio Ambiente, Educação e Saúde.
Essas comissões, contudo, não têm o condão de apenas debater. Por elas, tramitam projetos que recebem pareceres, pela aprovação ou rejeição, antes de irem a votação em plenário.
Já frentes parlamentares não fazem isso.
Servem para dar visibilidade a certos temas e fazem o mesmo, em certo grau, pelos deputados que a  compõem.
COMPOSIÇÃO
Os parlamentares membros da frente dos Valores Cristãos são: Alcântaro Filho (Republicanos), Lucas Polese (PL), Gandini (Cidadania), Capitão Assumção (PL), Lucas Scaramussa (Podemos), Marcelo Santos (Podemos), Tyago Hoffmann (PSB), Denninho Silva (União Brasil), Hudson Leal (Republicanos), Vandinho Leite (PSDB), Raquel Lessa (PP) e Allan Ferreira (Podemos).
Outros também podem aderir.
Curiosamente, o deputado Bispo Alves (Republicanos), da Igreja Universal, não integra, ao menos por enquanto, a frente parlamentar. 

Letícia Gonçalves

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2006, como estagiaria no Gazeta Online/ CBN Vitoria. Em 2008, passou a atuar como reporter da radio. Em 2012, migrou para a editoria de Politica de A Gazeta, tambem como reporter. Exerceu a funcao de editora-adjunta de 2020 ate 2021, quando assumiu a coluna Leticia Goncalves.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Pix, minerais críticos e tarifas: o que o governo Lula quer discutir com Trump na economia
Imagem BBC Brasil
'Projeto Liberdade': o que sabemos sobre o plano de Trump no estreito de Ormuz
Imagem BBC Brasil
O que aprendi sobre adolescentes após conversar com 150 meninas de 13 a 17 anos

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados