Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Unidos pelo “ES”: semelhanças entre a Eslováquia e o Espírito Santo

Governador e o cônsul-honorário do país europeu discutiram parcerias em várias áreas

Publicado em 12 de Março de 2023 às 02:11

Públicado em 

12 mar 2023 às 02:11
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Bandeiras do Espírito Santo e da Eslováquia: população e extensão territorial muito semelhantes
Bandeiras do Espírito Santo e da Eslováquia: população e extensão territorial muito semelhantes Crédito: Divulgação
O que o Espírito Santo e a Eslováquia têm em comum? O que poderia ser um encontro inusitado entre deputados estaduais, governador do Estado e o cônsul da Eslováquia no Estado, Gerardo Molina, traz, na verdade, muitas semelhanças e ensinamentos.
O país europeu tem pouco mais de 5 milhões de habitantes, enquanto o Espírito Santo, 4 milhões. A extensão territorial eslovaca é de 49.035 km²; o território capixaba tem 46.095 km².
O pequeno país, que fez parte da antiga Tchecoslováquia, se especializou numa economia baseada em serviços e ainda se fortaleceu no setor de automóveis. O Espírito Santo tem uma vocação, também, em serviços e, ainda que incipiente, apresenta um avanço no setor automobilístico.
No encontro com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), e do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), na semana passada, Molina enfatizou a necessidade do seu país em adquirir gás com melhor preço.
O presidente da Assembleia, Marcelo Santos, e o governador Casagrande receberam o cônsul-honorário da Eslováquia, Gerardo Molina (à direita)
O presidente da Assembleia, Marcelo Santos, e o governador Casagrande receberam o cônsul-honorário da Eslováquia, Gerardo Molina (à direita) Crédito: Secom
O Espírito Santo, por sua vez, pode aprender com a malha logística eslovaca. As rodovias são as principais vias utilizadas para locomoção e o transporte público é organizado, sendo referência para outras nações.
Dos encontros mais inusitados podem surgir oportunidadES!

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Estudante de Direito, Matheus Stein Pinheiro,acusado de matar namorada no ES pode não ser punido por crime
Psiquiatras reafirmam laudo de doença mental de jovem que matou namorada no ES
Imagem de destaque
Secult determina paralisação de obra no Penedo, em Vila Velha
Corrida inédita no Porto de Vitória e aquathlon, prova que combina natação e corrida, provocam bloqueios no trânsito. Confira a mudança das vias.
Veja as interdições no trânsito de Vitória para provas esportivas neste domingo (20)

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados