O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que acompanha de perto também as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Professor faz música em homenagem às vítimas da enchente do Sul do ES

Gabriel Tebaldi, cuja família é da região, compôs a canção “Todos Pelo Sul do ES” e a postou no Youtube com imagens da tragédia e de voluntários ajudando os necessitados

Publicado em 28/01/2020 às 16h36
Atualizado em 28/01/2020 às 16h48
A família de Gabriel Tebaldi é de Apiacá . Crédito: Reprodução do Youtube
A família de Gabriel Tebaldi é de Apiacá . Crédito: Reprodução do Youtube

Preocupado com as consequências do violento temporal que caía na Região Serrana, o professor Gabriel Tebaldi, de 26 anos, resolveu interromper prematuramente o seu fim de semana de folga em Domingos Martins, no sábado passado, pegou o carro e retornou imediatamente para Vitória, onde mora.

No caminho, não parava de pensar nas vítimas do Sul do Estado, local de origem da sua família, e tomou uma decisão: compor, naquele mesmo dia, uma música em homenagem às vítimas da tragédia. À noite, já em casa, Tebaldi usou um caderno e começou a fazer a canção “Todos Pelo Sul do ES”, finalizada em poucas horas.

A música foi gravada na segunda-feira (27) à noite na casa de um músico amigo de Tebaldi dos tempos de escola. O vídeo foi editado pelo próprio professor e postado no canal “Carreira em Foco”, no Youtube. Hoje (28) à tarde, a música tinha em torno de 360 visualizações. No vídeo, imagens da tragédia no Sul do ES e do trabalho dos voluntários auxiliando as vítimas.

“Minha família é de Apiacá, onde até hoje mora minha avó de 90 anos. A gente ficou muito envolvido com essa situação toda porque mexe muito com a história que a gente tem, tanto na cidade como na região. Com essa música quis fazer uma homenagem às cidades do Sul do Estado, às vítimas, e tentar sensibilizar as pessoas para que continuem ajudando”, explica o professor de História, Filosofia, Sociologia nos ensinos médio e superior e ex-colunista de A Gazeta.

Gabriel Tebaldi

Professor no ensino médio e universitário

"A música é uma coisa bem espontânea e bem sincera para tentar sensibilizar a população para continuar ajudando, mesmo depois que a chuva parar"

Tebaldi diz estar preocupado com a situação das vítimas daqui para a frente. “Às vezes, as doações são muito fortes no momento da crise, mas depois vão diminuindo, mas as pessoas continuam precisando de ajuda. Enquanto é notícia, muita gente vai doando, mas quando o assunto esfria, as pessoas acabam diminuindo a ajuda, o que é natural. Entretanto, a população continua precisando de ajudar para se reerguer”, lembra. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.