Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Papa escolhe cachoeirense para ser bispo em Minas Gerais

Dom Juarez Delorto Secco era bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Públicado em 

13 dez 2023 às 13:37
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Dom Juarez tem 54 anos e é bacharel em Direito
Dom Juarez tem 54 anos e é bacharel em Direito Crédito: Diocese de Caratinga
Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, dom Juarez Delorto Secco, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi nomeado pelo papa Francisco para ser bispo de Caratinga, interior de Minas Gerais. O anúncio da escolha foi feito nesta quarta-feira (13) pela Nunciatura Apostólica no Brasil, em Brasília (DF).
Dom Juarez, de 53 anos, nasceu no dia 4 de julho de 1970 e vai substituir dom Emanuel Messias, agora bispo emérito da diocese mineira por ter atingido a idade limite de 75 anos de idade, prevista no Código de Direito Canônico.
Dom Juarez é formado em Filosofia e Teologia e é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). Tem especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Foi ordenado padre em 10 de março de 2001 na Capital Secreta e em 7 de junho de 2017 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo papa Francisco. Foi ordenado bispo no dia 9 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba.
“Antes de tudo, agradeço a Deus pelo seu chamado à vida e aos sacramentos que recebi na minha diocese de origem, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo”, disse dom Juarez em mensagem de agradecimento à Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Feedral do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
'Não vou botar você no paredão', afirma Samira para Juliano Floss
Imagem de destaque
Prova do Anjo e formação de Paredão: o que acontece nesta sexta no BBB 26
Imagem de destaque
Chaiany come comida do VIP e toma punição gravíssima

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados