ASSINE
O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Festa da Penha 2021 será virtual, sem aglomeração e já tem tema

Coluna adianta detalhes da programação da festa, que serão divulgados nesta sexta (11)

Vitória
Publicado em 10/12/2020 às 15h27
Atualizado em 10/12/2020 às 15h38
Romaria das Famílias marca a edição de 2020 da Festa da Penha virtual. A procissão foi transmitida ao vivo pelo G1/ES e pela Rádio Gazeta FM
Romaria das Famílias 2020 transmitida pela internet . Crédito: Adessandro Reis

A coluna adianta: a Festa da Penha de 2021, de 4 a 12 de abril, será sem aglomerações, sem romarias e com grande parte da programação sendo transmitida pela internet. O motivo, é claro, é a pandemia de Covid-19, que está longe de acabar.

Os detalhes da programação da festa da padroeira do Estado serão divulgados pelo guardião do Convento, frei Paulo Roberto, nesta sexta-feira (11), a partir das 9h. O tema do ano que vem também já está decidido: “Vosso olhar a nós volvei”

É uma alusão ao canto tradicional da devoção mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre o povo. A escolha, segundo os organizadores da festa, está sintonizada com o cenário atual, “em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por seu povo”, diz uma fonte à coluna.

Em tempos de pandemia e muito sofrimento, explicam os idealizadores do tema, a expressão “Vosso olhar a nós volvei” tem mais um significado. “Em tempos de rosto coberto pela máscara, sinal de cuidado e prevenção, o olhar adquire relevância especial. Neste ‘novo normal’, mascarado e com distanciamento, os olhos reforçam sua missão própria de serem o ‘espelho da alma’ e, através deles, as pessoas aprendem a sorrir, a acolher, a cumprimentar, a abraçar, a demonstrar afeto e atenção”, diz o texto explicativo do tema ao qual a coluna teve acesso.

“Os olhos são provocados a abandonar a cultura da indiferença e da invisibilidade para se tornarem caminho de encontro, comunhão e aproximação entre as pessoas. O olhar de Nossa Senhora em seus diversos ensinamentos também estará presente nos temas escolhidos para o Oitavário durante os dias de homenagem à Padroeira”, complementa o texto.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.