> >
Luzes do Convento são um espetáculo à parte na Festa da Penha

Luzes do Convento são um espetáculo à parte na Festa da Penha

Do alto do morro, o principal cartão-postal do Espírito Santo tem a sua imponência e arquitetura histórica realçadas pelas luzes de LED

Publicado em 19 de abril de 2020 às 14:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O principal cartão-postal do Estado recebeu iluminação monumental, que realça sua beleza e imponência arquitetônica
O principal cartão-postal do Estado recebeu iluminação monumental, que realça sua beleza e imponência arquitetônica. (Divulgação/Felix Falcão (PMVV))

Um contato apenas visual, mas carregado de devoção, significado e esperança. Nestes tempos de isolamento social, contemplar o Convento da segurança de sua residência é a opção dos fiéis para se sentirem um pouco mais próximos da casa da padroeira do Estado, a Mãe das Alegrias, grande homenageada da Festa da Penha.

O mais recente projeto de iluminação instalado no principal cartão-postal do Estado, em Vila Velha, foi idealizado justamente com essa proposta de encantamento. Do alto do morro, o santuário tem a sua imponência e arquitetura histórica realçadas pelas luzes de LED e pode ser visto com mais facilidade de vários bairros da Grande Vitória. Um verdadeiro espetáculo noturno para quem volta seus olhos para o local.

A iluminação monumental, implantada há cerca de um ano e meio, tem como diferencial um sistema que proporciona a redução de aproximadamente 50% no consumo de energia elétrica, trazendo mais economia e modernidade para a construção.

Toda a estrutura disponível não fica aquém de nenhuma outra no país, pois supera praticamente todos os outros projetos, e só pode ser comparada ao material usado no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ressalta o prefeito de Vila Velha, Max Filho.

Aspas de citação

Antes do Convento da Penha, só o Cristo Redentor tinha uma iluminação semelhante, todo em LED. O Convento é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Pertence ao povo brasileiro e precisa ser preservado, ser cuidado. De fato, a nova iluminação monumental é elogiadíssima não apenas por quem mora na Grande Vitória, mas também por todos aqueles nos visitam.

Max Filho
Prefeito de Vila Velha
Aspas de citação

“Impossível não contemplar”

Neste período em que os romeiros não podem se aglomerar pelas ruas da cidade até o campinho, a vista vira uma atração à parte. “Quando não estou dirigindo o carro, é impossível não passar pela Terceira Ponte à noite sem ficar contemplando a beleza que são a iluminação e o próprio Convento. Há muitas janelas e varandas aqui de Vila Velha, especialmente no Centro, na Prainha, na Praia da Costa e até na Glória, que permitem uma visão frontal do Convento. É de fato fascinante”, acrescentou o prefeito.

Aliando a riqueza do passado com a tecnologia de ponta do presente, a formosura do ponto turístico é também “ostentada” pelas rede sociais, ganhando o mundo, lembra a subsecretária de Turismo, Neymara Carvalho.

Aspas de citação

A iluminação monumental é um atrativo especial que a Prefeitura de Vila Velha conseguiu viabilizar para o Convento, incluindo o campinho. Vemos já pelas postagens nas redes sociais, pois hoje o espaço oferece Wi-Fi aos visitantes, que as pessoas estão admirando-o mais. O capixaba tem batido no peito e se orgulhado mais dos seus atrativos. Queremos incentivar isso cada vez mais. A iluminação veio para fortalecer esse vínculo do capixaba com os seus monumentos locais.

Neymara Carvalho
Subsecretária de Turismo
Aspas de citação

A estrada também é toda dotada de luzes nos mesmos moldes. Na concretização do projeto, não foi suprimida nenhuma árvore, frisou Neymara. “O planejamento é todo ecológico. Se fizermos uma comparação, antes havia quilos e quilos de abelhas e outros bichos que se queimavam na iluminação antiga. A iluminação de LED é muito menos agressiva. Protege muito mais tanto o monumento quanto a natureza.”

Privilegiando detalhes, a iniciativa inovadora, com mais de 100 pontos de luz, evidencia a estética e os detalhes das formas. “Na iluminação antiga, ficava impossível ver o telhado. Hoje você enxerga todo o Convento, inclusive o telhado. A iluminação é muito mais clara, acendeu o monumento mais visitado do Estado.”

O investimento para a obra, inaugurada em setembro de 2018, foi de R$ 2,4 milhões, garantidos por meio de recursos exclusivos da Prefeitura de Vila Velha. A idealização e a execução ficaram por conta do Instituto Modus Vivendi, selecionada em processo licitatório.

Engajamento

Vale lembrar que o Convento da Penha usa suas luzes como forma de engajamento em causas consideradas nobres. No Outubro Rosa, por exemplo, toda a edificação recebe também uma iluminação da cor da campanha para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama. A mesma lógica é abraçada no Novembro Azul, voltado para a saúde masculina em combate ao câncer de próstata.

Acompanhe tudo sobre a Festa da Penha 2020 com formato inédito, virtual e interativo, em agazeta.com.br/festadapenha.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais